ALERTA

Anvisa suspende e manda recolher gel capilar do cantor Hungria

A determinação foi feita por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16/1)

De acordo com a empresa, o motivo da suspensão e do recolhimento é a
De acordo com a empresa, o motivo da suspensão e do recolhimento é a "comprovação da fabricação de produto cosmético [...] com fórmula diferente da autorizada pela Anvisa" - (crédito: Instagram @elbrabobyhungria/Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso do gel cola capilar El Brabo, do cantor Hungria. Além disso, os produtos deverão ser recolhidos do comércio. A determinação foi feita por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16/1).

De acordo com a empresa, o motivo da suspensão e do recolhimento é a “comprovação da fabricação de produto cosmético [...] com fórmula diferente da autorizada pela Anvisa”, fato que comprova falsificado o produto de acordo com o inciso 3 do artigo 63 da Lei nº 6.360/ 1976.

Em uma pesquisa no banco de produtos regularizados da Anvisa, além do gel cola EL Brabo, o modelador capilar El Brabo também está com status “inativo”, que significa, de acordo com o site da instituição, que o produto “o produto não está mais regularizado na Agência, sendo proibida sua fabricação e importação”.

“O produto pode se tornar INATIVO em três situações: se for cancelado por caducidade, cancelado a pedido ou cancelado por irregularidade”, explica a instituição no site.

Na conta oficial do Instagram da linha dos produtos, o gel cola capilar é vendido para “quem busca uma super fixação, brilho e aquele efeito molhado”. “Produto conta com modelagem firme dos fios e capaz de manter o penteado impecável por horas”, diz a propaganda.

O que diz o fabricante

Em contato com o Correio, a assessoria do Hungria negou que o gel capilar vai contra as regras da Anvisa e afirmou que o problema é "gráfico", um erro na apresentação da embalagem do lote referido. 

"Esclarece-se que o lote 021904, objeto da Resolução 159/2024, não se encontra disponível para venda desde setembro de 2023, e, por consequência lógica, não se encontra disponível no mercado", diz a nota.

"O Gel El Brabo, inclusive o lote 021904, não representa risco para a saúde dos consumidores, uma vez que a composição encontra-se em conformidade com todas as especificações e regulamentações estabelecidas pela ANVISA. No entanto, identificou-se um problema no rótulo do lote 021904, em que a apresentação da embalagem difere do produto real", acrescenta. 

A nota também afirma que a "El Brabo by Hungria (Harts by Hungria) nunca recebeu relatos ou reclamações de clientes relacionados a nenhum produto, cujos pilares da empresa são a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores". 

Veja abaixo a íntegra da nota oficial: 

COMUNICADO DE ESCLARECIMENTO

Esclarece-se que o lote 021904, objeto da Resolução 159/2024, não se encontra disponível para venda desde setembro de 2023, e, por consequência lógica, não se encontra disponível no mercado.

O Gel El Brabo, inclusive o lote 021904, não representa risco para a saúde dos consumidores, uma vez que a composição encontra-se em conformidade com todas as especificações e regulamentações estabelecidas pela ANVISA. No entanto, identificou-se um problema no rótulo do lote 021904, em que a apresentação da embalagem difere do produto real.

Tal erro gráfico está limitado apenas ao Gel El Brabo do lote 021904, e não afeta outros lotes ou produtos da marca.

A El Brabo by Hungria (Harts by Hungria) nunca recebeu relatos ou reclamações de clientes relacionados a nenhum produto, cujos pilares da empresa são a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores.

Por fim, destaca-se que foram tomadas as medidas necessárias para corrigir o equívoco e evitar recorrências futuras.

A empresa agradece a compreensão e encontra-se à disposição para prestar eventuais informações, bem como para proceder com eventual recolhimento e/ou troca do produto do Lote 021904.

Brasília, 16 de janeiro de 2024
Harts by Hungria

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/01/2024 08:48 / atualizado em 16/01/2024 13:59
x