Norma

Lei do Cicloturismo passa a valer; veja as medidas de estímulo ao uso de bikes

Legislação foi sancionada pelo governador, Ibaneis Rocha, no Diário Oficial do DF desta quarta-feira. Norma incentiva o uso da bicicleta e o turismo ecológico

Grupo de 40 ciclistas pedala por ciclovias do Eixo Monumental. -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Dia Mundial Sem Carro. )
Grupo de 40 ciclistas pedala por ciclovias do Eixo Monumental. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Dia Mundial Sem Carro. )
postado em 17/01/2024 18:00

Sancionada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a lei do cicloturismo foi publicada na edição desta quarta-feira (17/1) do Diário Oficial do DF (DODF). A proposta, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), busca promover o uso da bicicleta como meio de transporte e impulsionar o turismo ecológico na capital do país.

A lei tem, entre outros objetivos, o incentivo do turismo de forma sustentável e o uso da bicicleta como meio de transporte para exercitar a consciência ambiental. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), o DF possui uma das maiores malhas cicloviárias do pais, com 664,77 km de ciclovias em  30 regiões administrativas. Para atender a demanda turística será feito um mapeamento dos acessos aos pontos mais visitados dentro dessa malha.

Circuitos

O traçado dos circuitos e rotas vai considerar aspectos como bacias hidrográficas, relevo e formação histórica, cultural e social de cada região. Com isso, será priorizada a interligação entre sistemas cicloturísticos, infraestrutura cicloviária rural e urbana, garantindo o acesso popular e investindo em vias de menor fluxo de veículos motorizados.

Com informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->