Não saia de casa sem guarda-chuva e casaco, brasiliense! Nesta quarta-feira (24/1), assim como nos primeiros dias da semana, a previsão é de muitas nuvens e chuvas intensas a qualquer hora do dia. Ainda assim, são esperados momentos de calor e pouca abertura do sol, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Vale lembrar que a alta umidade aliada ao calor gera instabilidade e sensação de abafamento, aumentando a chance de tempestades. Por isso, a região está sob alerta laranja, que indica situação de perigo para chuvas e ventos intensos. Nessas condições, o acumulado de precipitação pode chegar a 100 mm.
No Distrito Federal, a máxima será 27ºC, a mínima foi de 20°C. Já a umidade deve variar de 55% a 95%. Já no Plano Piloto, a temperatura mínima foi de 20°C e pode atingir máxima de 25ºC. A umidade pode variar de 65% a 95%. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, toda a região central do país está passando por esse momento de instabilidade do tempo.
Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que não se utilize equipamentos elétricos; evite tomar banho durante as pancadas de chuva; não se utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; mantenha-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas
Na rua, também valem alguns cuidados: procurar abrigo; não se expor à chuva; não se abrigar embaixo de árvores; evitar locais próximos à rede elétrica; e manter-se no interior do carro, local isolado e seguro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br