Eleições

TRE-DF torna ex-deputado Leandro Grass inelegível por oito anos

Com a decisão, Grass está fora da disputa pelo cargo de governador nas eleições de 2026. A condenação é por abuso de meios de comunicação social na corrida pelo Buriti de 2022

Decisão do TRE-DF cabe recurso em instância superior. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Decisão do TRE-DF cabe recurso em instância superior. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
postado em 04/03/2024 21:05 / atualizado em 04/03/2024 23:48

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) tornou inelegível por oito anos o ex-deputado distrital e candidato ao cargo de governador do DF nas eleições de 2022, Leandro Grass (PV).

O caso é um desdobramento da denúncia apresentada pela coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB), que afirmou que a chapa adversária abusou de meios de comunicação social na corrida ao Buriti, em 2022, como fake news em propagandas eleitorais. 

A decisão foi proferida pelo colegiado nesta segunda-feira (4/3), por 4 a 2. Além de Grass, a sanção dos desembargadores atinge a candidata a vice-governadora da chapa, Olgamir Amancia (PCdoB). 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ficou em segundo lugar nas eleições para o Palácio do Buriti, em 2022, com 434.587 votos. Principal nome da oposição, a possível candidatura de Grass para as eleições de 2026 fica inviável com a decisão do TRE-DF. A decisão cabe recurso.

A reportagem procurou o ex-distrital. Em nota divulgada nas redes sociais, Grass informou que recebeu a decisão do TRE-DF com "o mesmo respeito às instituições que sempre tive em toda a minha trajetória". O ex-candidato ao Buriti afirmou que irá recorrer da decisão dos desembargadores (leia abaixo). Grass também postou um vídeo onde comenta a inelegibilidade. Confira: 

Pré-candidatura

Ao Podcast do Correio, o pré-candidato ao Palácio do Buriti, deputado federal Reginaldo Veras (PV), afirmou que só retira a intenção de disputar as eleições caso Grass venha a ser candidato

Outros nomes já lançaram pré-candidatura, como o senador Izalci Lucas (PSDB) e a vice-governadora do DF Celina Leão (PP) — apoiada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e por pessoas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nota

Recebo a notícia da decisão do TRE/DF com o mesmo respeito às instituições que sempre tive em toda a minha trajetória. Importante destacar que a decisão de me impor uma inelegibilidade por 8 anos é passível de recurso. E que assim o farei.

Afirmo com clareza e veemência: continuo firme e convicto de que fiz a disputa eleitoral de maneira íntegra, correta e sem cometer qualquer tipo de abuso de poder.

Dedico a minha vida a esta cidade e sua população. Agradeço ao apoio maciço que estou recebendo neste momento, especialmente daqueles que esperam dias melhores para o Distrito Federal.

Não vou desistir de Brasília.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação