comemoração

Aniversário de Brasília terá programação diversificada; confira

Em seu aniversário, a capital contará com shows do DJ Alok, Xand Avião e diversas programações gratuitas para os brasilienses aproveitarem

Bom dia, Brasília! Isto É Brasília. Memorial JK.  -  (crédito: Ed Alves/CB)
Bom dia, Brasília! Isto É Brasília. Memorial JK. - (crédito: Ed Alves/CB)
postado em 16/04/2024 17:11

Em comemoração aos 64 anos de Brasília, a capital terá diversas atrações e uma extensa programação organizada pelo Governo do Distrito Federal, com eventos gratuitos, que vão desde apresentações musicais e artísticas a eventos esportivos e cívicos, se estendendo a diferentes regiões administrativas.

Confira a programação:

Torre Digital

As comemorações começam na sexta-feira (19/4), na Torre Digital, às 21h, com apresentação do grupo Biquíni. E em 20 é a vez da Banda Ale, às 21h, e, no domingo (21/4), a partir das 18h, a atração principal é o sambista Jorge Aragão.

Torre de TV

Em 20 de abril, a partir das 15h, em uma estrutura montada no complexo da Torre de TV, receberá grupos da cidade, que vão se apresentar no local. No dia seguinte, o espaço recebe o cantor Xand Avião, às 17h.

Esplanada dos Ministérios

No gramado da Esplanada dos Ministérios, no dia 20, Adriana Samartini é quem inicia a festa, a partir das 18h, e, a partir das 20h, é a vez do grupo de pagode Di Propósito, dar continuidade as celebrações. As apresentações serão no Palco Brasil.

A atração mais aguardada da noite de véspera do aniversário de Brasília é o DJ Alok, que toca a partir das 22h, no Palco Pirâmide.

No dia 21, a área central receberá apresentações de DJs infantis, às 14h; e DJs locais, a partir das 18h; o cantor Luccas Neto, se apresenta a partir das 16h; e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 18h30.

A programação da Arena Hip-Hop, também na Esplanada dos Ministérios, começa às 13h, com DJs, cantores do movimento rap e batalha de MC.

Regiões Administrativas

As regiões de Planaltina, Brazlândia e Santa Maria também terão programação de shows. Nas três cidades as apresentações serão no dia 21, das 10h às 20h, com DJs, artistas locais e nacionais, além de brinquedoteca infantil, oficina de pintura de rosto, animação e aulão de dança.

Em Planaltina, se apresentarão as duplas Alisson & Ariel (15h30), Heverton & Heverson (18h30) e Paulo & Paulino (20h).

Em Brazlândia, a animação ficará por conta do cantor Miguel Santos (14h), do grupo Encosta Neu (15h30) e da dupla Roni & Ricardo (20h). 

Em Santa Maria, a programação conta com Galã (14h), Junior Ferreira (15h30), Banda Imagem (17h) e Pedro Paulo & Matheus (20h).

Em Ceilândia, na Cia Lábios de Lua, terá a exibição do espetáculo musical Estação da Música Clássica – 4ª edição no dia 30, às 20h.

Celebração cívica

Sábado (20/4), o Memorial JK e o Museu do Catetinho receberão a cada dia cerca de 40 crianças em vulnerabilidade social em visitas guiadas intituladas Descobrindo Brasília: Um passeio pela história.

Na quinta-feira (18/4), a Secretaria de Esporte e Lazer promove uma visita aos monumentos da cidade para alunos dos centros olímpicos. No dia seguinte, a pasta realiza um passeio educativo e guiado pelo Centro Histórico de Brasília.

A solenidade de substituição da bandeira nacional organizada pela Casa Militar do DF será no domingo (21/4), na Praça dos Três Poderes. No mesmo dia, às 15h, ocorre a cerimônia de outorga da Medalha ao Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro a 20 personalidades e coletivos no Museu Nacional da República.

Na segunda-feira (22/4), às 18h, ocorre a homenagem aos pioneiros de Brasília no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Arte

Até o final deste mês, as estações de metrô Galeria e Central terão exposição de telas dos artistas plásticos Xande e Rivas, tendo Brasília como tema.

Aulões de dança também serão ofertados nos complexos culturais de Samambaia e de Planaltina, Centro de Dança, Espaço Cultural Renato Russo e Casa do Cantador.

Na Biblioteca Nacional de Brasília serão realizados clubes de leitura uma vez por semana com a discussão de obras de Nicolas Behr. Durante o mês ocorre a 1ª edição do Concurso Fotografia Regina Santos. Serão contempladas três categorias: fotografias de natureza, de pessoas e de arquitetura. A premiação varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. As vencedoras ficarão expostas no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.

O Projeto Cantoar e as Aventuras Encantadas oferece oficinas no Cepi Quero Quero (Recanto das Emas), sempre às 10h.

No Sesc Paulo Gracindo, no Gama, o projeto se apresenta na quarta-feita (17/4), às 10h e às 15h. O Sesc Garagem (913 Sul) recebe a apresentação do projeto, no dia 19, às 15h, e no dia 21, às 17h.

Até 26 de abril, o Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto das Emas realiza, das 8h às 12h, oficinas do projeto Cinema é Ralação. Nos dias 18, 22, 25 e 29, às 13h15, serão realizadas oficinas do Projeto LAB Biblioteca Renato Russo no Centro de Ensino Médio (CEM) 11, do Recanto das Emas.

No dia 19, a Casa Akotirene, Ceilândia, será o palco do Festival Sarau Voz e Alma, das 19h às 23h.

No final de semana dos dias 20 e 21, a Esplanada dos Ministérios abrigará galpões de exposições e agricultura familiar, das 10h às 18h. Ao lado da Biblioteca Nacional, das 10h às 17h, serão realizadas oficinas de break e grafite, batalha de rima e apresentação de break.

Nos dias 22 e 29, o Galpão do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedec) recebe, às 14h, o projeto Cultura alimentar, memória e resistência. Também no dia 22 tem a reabertura do Cine Brasília com a exibição do filme JK – O reinventar do Brasil, às 11h. O cinema receberá ainda no dia 30 a exibição do filme Conterrâneos Novos de Guerra, às 19h, com sessão de conversa na sequência, às 20h.

Na Praça da Criança, também na Esplanada, tem apresentação circense do Circo Khronos no dia 20, às 10h30, 13h e 16h, e no dia 21 às 10h30, 13h e 14h30. Ao longo dos dois dias, a praça contará ainda com brinquedos infantis, atividades recreativas, oficinas e apresentações das 10h às 18h.

Entre os dias 22 e 24, a Galeria Risofloras, em Ceilândia, terá uma exposição de arte criada pelo Programa Jovem de Expressão em exibição para os visitantes. No dia 23, todos os 16 restaurantes comunitários do Distrito Federal terão das 11h às 14h ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com o tema “Cultura alimentar em Brasília”.

No dia 25, a Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia promove ação de beleza e saúde, com debate, a partir das 9h.

Esporte

De 18 a 28 de abril, o gramado do Eixo Monumental será palco da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h. Entre os dias 19 e 21 ocorre o evento Brasília Bike Camp, das 8h às 22h, na Torre Digital de Brasília. Serão três dias de prova com passeio ciclístico, área de camping, praça de alimentação de food trucks, espaço kids, bungee jump e atrações musicais.

Na sexta-feira (19/4) e no sábado (20/4), das 10h às 20h, e no dia 21, das 6h20 às 13h30, o Pontão do Lago Sul recebe o Challenge Cerrado, competição de triathlon. Já nos dias 20 e 21, a partir das 6h, ocorre a Maratona Brasília 2024, corrida de rua com largada e chegada no Museu da República, com percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.

Nos dias 20 e 21 terá oficina de skate, na Esplanada dos Ministérios, às 10h, e pista liberada a partir das 11h. Até às 17h tem programação com DJs. No mesmo local e data, terá muro de escalada, das 10h às 17h.

Eventos religiosos

Em 18 de abril, a partir das 14h, o Padre Fábio de Melo comanda o show católico em estrutura montada no complexo Torre de TV. No dia 19, a Pedra Fundamental de Planaltina será o cenário da missa campal em ação de graças ao aniversário de Brasília, às 11h. No mesmo dia, a partir das 14h, a cantora gospel Aline Barros faz show religioso na Torre de TV.

Também no dia 19, das 17h à 1h, a Paróquia São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga, sob o comando do Padre Ribamar, faz shows do Trio Sanfona Nova, da dupla Caio Henrique Altair e Alexandre.

*Com informações da Agência Brasília 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação