URBANISMO

Gameleira mais famosa da Asa Norte começa a ser podada; veja

Segundo a Novacap, trata-se de uma ação preventiva. A poda da árvore deve continuar até amanhã e conta com o auxílio de agentes do Detran para desviar o trânsito no local

O tráfego na L2 Norte está fechado nas proximidades da árvore para a realização da poda: fluxo de carros é desviado para a comercial da 406/407 -  (crédito: Roberto Fonseca/CB/D.A.Press)
O tráfego na L2 Norte está fechado nas proximidades da árvore para a realização da poda: fluxo de carros é desviado para a comercial da 406/407 - (crédito: Roberto Fonseca/CB/D.A.Press)

Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, a Novacap, começaram a podar na manhã desta sexta-feira (19/4) uma das árvores mais famosas da Asa Norte: o ficus italiano de cerca de 23m, na SQN 406. Popularmente como conhecida como gameleira, ela está saudável, mas os galhos estão demasiadamente baixos, comprometendo a circulação das pessoas e dos veículos, uma vez que avançam sobre as faixas de rolamento da via L2.

Segundo a Novacap, trata-se de uma ação preventiva. A poda da árvore deve continuar até amanhã e conta com o auxílio de agentes do Detran para desviar o trânsito no local. Durante a execução dos trabalhos, os veículos que circulam pela L2 no sentido Esplanada são desviados para a comercial da 406/407 Norte.

A Novacap reforça que a arborização do Distrito Federal cresce livremente e qualquer tipo de intervenção leva em consideração questões como o risco que ela pode gerar para a integridade do cidadão, bem como dos patrimônios públicos e particulares, sempre com base em parecer de um especialista.
Durante o serviço, outras ações rotineiras vão ocorrer em árvores próximas, como em uma mangueira que pode comprometer a iluminação do local, e um jamelão perto de uma faixada.

Manutenção

A Novacap explica que a manutenção da arborização é um serviço diário nas regiões do DF com o objetivo de manter a segurança das pessoas, principalmente no período de chuvas e, também, com foco em garantir a integridade e a saúde das árvores.

Quando o cidadão perceber, em área pública, uma árvore excessivamente inclinada, com galhos mortos ou com indícios de podridão, é importante que entre em contato com a Ouvidoria (telefone 162 ou site participa.df.gov.br) ou junto às administrações regionais. Em caso de árvores próximas à rede elétrica, a comunicação deve ser feita à Neoenergia pelo telefone 116.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/04/2024 11:38 / atualizado em 19/04/2024 11:51
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação