RIO GRANDE DO SUL

Missão humanitária do DF resgata vidas e envia água para cidades gaúchas

Militares e cães do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) estão há dois dias nas regiões afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Foram resgatados 80 vítimas. GDF enviou 15 mil copos de água potável e iniciou campanha de doações

Caesb ofereceu 15 mil copos de água para doação à população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul; doação foi enviada ao Estado por meio da FAB  -  (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)
Caesb ofereceu 15 mil copos de água para doação à população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul; doação foi enviada ao Estado por meio da FAB - (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)

Em dois dias de atuação da missão humanitária de militares da capital no Rio Grande do Sul, as equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) realizaram 44 resgates nesta segunda-feira (6/5) em áreas afetadas pelas chuvas

Neste segundo dia de socorro às vítimas das enchentes, um trabalho realizado de forma estratégica para ampliar o alcance da assistência. Os bombeiros brasilienses conseguiram resgatar 28 adultos, seis crianças e 10 animais domésticos. Nesse domingo (5/5), foram 36 atendimentos de socorro — 21 adultos, seis crianças e nove animais domésticos, somando 80 resgates ao todo até o momento.

Na parte da manhã, três militares e dois cães do CBMDF foram transportados por meio do helicóptero da PMDF para a região de Bento Gonçalves, com o objetivo de realizar buscas por vítimas. Outra parte da equipe permaneceu no município gaúcho de São Leopoldo para dar sequência às atividades de resgate e assistência a possíveis vítimas. 

Equipes do CBMDF atuam no resgate da população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Equipes do CBMDF atuam no resgate da população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (foto: Divulgação/CBMDF)

A força-tarefa humanitária permanecerá na região até 16 de maio, inicialmente, sujeita a alterações conforme determinações do Governo do Distrito Federal (GDF), que acompanha de perto a situação e já enviou uma primeira remessa de doações para o Rio Grande do Sul.

Doações

As doações da campanha Brasília pelo Sul tiveram início nesta segunda-feira (6/5). A iniciativa reúne esforços de diferentes pastas do Executivo local para ajudar as vítimas das chuvas que vêm assolando o Rio Grande do Sul nos últimos dias. A primeira entrega contou com 15 mil copos de água, oferecidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e enviados ao território gaúcho por meio da Força Aérea do Brasil (FAB).

Novos envios serão realizados nos próximos dias pelo GDF. A Receita do Distrito Federal está levantando mercadorias apreendidas que podem ser direcionadas ao Rio Grande do Sul, como roupas, utensílios, itens de higiene, alimentos e eletrônicos. Os itens foram recolhidos pelos órgãos em casos de sonegação de impostos e, aqueles considerados abandonados, serão destinados à doação.

As doações podem ser entregues nas salas 900 ou 104 do Anexo do Palácio do Buriti, nos quartéis do CBMDF ou na Base Aérea de Brasília. Os itens serão enviados por meio da FAB.

Total de resgates realizados

Domingo (5/5): 21 adultos, 6 crianças e 9 animais domésticos
Segunda-feira (6/5): 28 adultos, 6 crianças e 10 animais domésticos
Total: 49 adultos, 12 crianças e 19 animais domésticos.

*Com informações da Agência Brasília

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/05/2024 20:28 / atualizado em 06/05/2024 20:29
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação