
Quatro aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma residência localizada na QE 10, Conjunto R, no Guará I, foram resgatadas na tarde desta segunda-feira (17/2). A operação foi realizada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Por volta das 15h, a equipe policial encontrou uma gaiola com um trinca-ferro, na residência de um homem de 56 anos, que admitiu não possuir autorização para a criação da ave.
Durante a abordagem, o morador permitiu a entrada da equipe, que localizou mais três aves: dois papa-capins (um macho e uma fêmea) e um curió, que possuía uma anilha de identificação. O homem afirmou que a documentação do curió estava vencida e em posse de outra pessoa, mas não apresentou nenhuma autorização válida para a criação das aves. Ele também relatou já ter sido alvo de uma ação semelhante, anteriormente, quando outras aves foram apreendidas pelos policiais.
- Polícia Ambiental resgata 2,5 mil aves silvestres em situação de risco no DF
- PM Ambiental resgata 16 aves silvestres mantidas em cativeiro em Santa Maria
- Com condições raras, parques do DF são o lar de diversos pássaros
Diante da irregularidade, os militares informaram ao responsável sobre a infração ambiental prevista no artigo 29 da Lei nº 9.605/98, que trata da captura, manutenção e comércio ilegal de animais silvestres. No local, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), aceito pelo autor, e todas as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde receberão os cuidados necessários antes de serem reintroduzidas à natureza.