Câmara dos Deputados

TRE-DF diploma Rodrigo Rollemberg como deputado federal nesta terça(17/6)

O ex-governador do DF assume o lugar de Gilvan Máximo (Republicanos) na Câmara dos Deputados, após o STF mudar o entendimento sobre os critérios das chamadas sobras eleitorais

Esta será a terceira vez que Rollemberg vai assumir uma cadeira no Congresso. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Esta será a terceira vez que Rollemberg vai assumir uma cadeira no Congresso. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) será diplomado como deputado federal na tarde desta terça-feira (17/6), às 16h, no Salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Rollemberg assume o lugar de Gilvan Máximo (Republicanos), após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento sobre os critérios das chamadas sobras eleitorais.

  • Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em 2022, ele teve 51.926 votos, o sétimo candidato mais votado, mas ficou de fora do Congresso devido ao formato de sistema proporcional. No entanto, em decorrência da retotalização dos votos das eleições de 2022, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-governador assumirá o posto de deputado.

Rollemberh foi exonerado do cargo de secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na segunda-feira (16/6), para assumir o cargo na Câmara dos Deputados.

Esta será a terceira vez que Rollemberg assume um cargo no Congresso. Em 2007, tornou-se deputado federal, cargo que deixou em 2011 para assumir uma cadeira no Senado. Mesmo tendo um mandato de oito anos, ele deixou o posto em 2014 para disputar o governo do Distrito Federal, sendo eleito com 812 mil votos no segundo turno.

 

postado em 17/06/2025 14:11 / atualizado em 17/06/2025 14:11
x