Tráfico de drogas

Polícia prende 16 suspeitos em operação contra tráfico de drogas na Candangolândia

Os traficantes utilizavam as redes sociais para ofertar os entorpecentes, publicando fotos, preços, informações sobre peso, qualidade e forma de pagamento. Na operação contra o grupo, a polícia prendeu 16 suspeitos

Ao longo de 12 meses, as investigações levaram à polícia a uma estrutura criminosa moderna e descentralizada -  (crédito: Divulgação/PCDF)
Ao longo de 12 meses, as investigações levaram à polícia a uma estrutura criminosa moderna e descentralizada - (crédito: Divulgação/PCDF)

A operação Nexus, deflagrada pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante) contra uma rede de traficantes instalada na Candangolândia, levou 16 pessoas à cadeia. O balanço foi repassado pela corporação no final da manhã desta quinta-feira (26/6).

Mais de 200 policiais civis foram escalados para cumprir 38 mandados de busca e apreensão em dezenas de endereços ligados aos alvos. Nas casas, os investigadores encontraram skunk, haxixe, cocaína e armas de fogo.

Ao longo de 12 meses, as investigações levaram à polícia a uma estrutura criminosa moderna e descentralizada: os traficantes utilizavam redes sociais como Instagram e Facebook para ofertar os entorpecentes, publicando fotos, preços, informações sobre peso, qualidade e forma de pagamento — normalmente via Pix. A entrega das drogas era feita de forma presencial, muitas vezes com o auxílio de aplicativos de entrega para mascarar a operação criminosa.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?

Segundo os investigadores, parte dos envolvidos são moradores da Candangolândia, onde o grupo mantinha a base de atuação. O nome da operação — Nexus — faz referência à conexão entre os diferentes núcleos do tráfico identificados na região, com ramificações ainda em apuração.

A ação integra a Operação Nacional Narké 4, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). A ofensiva nacional determina a intensificação das ações de repressão ao tráfico de drogas no país, entre os dias 21 e 29 de junho.

postado em 26/06/2025 11:43
x