CRIME ORGANIZADO

Rede de tráfico com venda de drogas pela internet e entrega por app é alvo da polícia

Operação realizada na manhã desta quinta-feira envolve 200 policiais no cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão

Investigação que culminou na operação desta quinta-feira (26/6) durou um ano  -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Investigação que culminou na operação desta quinta-feira (26/6) durou um ano - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Um ano depois de uma investigação minuciosa, policiais civis da 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante) desencadearam a operação Nexus e cumpriram 38 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desmontar uma rede de traficantes que atuava principalmente na Candangolândia. A ação ocorre na manhã desta quinta-feira (26/6).

Ao longo de 12 meses, as investigações levaram a polícia à uma estrutura criminosa moderna e descentralizada: os traficantes utilizavam redes sociais como Instagram e Facebook para ofertar os entorpecentes, publicando fotos, preços, informações sobre peso, qualidade e forma de pagamento — normalmente via Pix. A entrega das drogas era feita de forma presencial, muitas vezes com o auxílio de aplicativos de entrega para mascarar a operação criminosa.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Segundo os investigadores, parte dos envolvidos são moradores da Candangolândia, onde o grupo mantinha a base de atuação. O nome da operação — Nexus — faz referência à conexão entre os diferentes núcleos do tráfico identificados na região, com ramificações ainda em apuração.

A operação mobilizou mais de 200 policiais civis e integra a Operação Nacional Narké 4, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). A ofensiva nacional determina a intensificação das ações de repressão ao tráfico de drogas no país, entre os dias 21 e 29 de junho.

postado em 26/06/2025 06:43
x