Luto

Morre Wellington Vareta, grande entusiasta do carnaval de Brasília

Importante nome do samba no DF, Vareta vinha lutando contra complicações da diabetes desde 2019

Wellington Campos, conhecido como “Vareta”, faleceu nesta segunda-feira (9/6), em Brasília, aos 68 anos, em decorrência de complicações da diabetes. Figura emblemática da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), Vareta se destacou por sua atuação como compositor, mestre de cerimônias e entusiasta do carnaval local.

Natural do Rio de Janeiro, onde foi influenciado pelas tradicionais escolas de samba Unidos de Padre Miguel e Mocidade Independente, ele ajudou a Aruc a conquistar o tricampeonato em Brasília com o samba-enredo Chico Rei, sua História e sua Glória, em 1977.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em 2019, enfrentou graves complicações da doença, precisando amputar a perna esquerda e passando a usar prótese. Encerrada sua carreira no serviço público (Ministério das Comunicações), Vareta continuou ativo como vice-presidente do Clube Naturista Planalto Central (Planat) e permanece lembrado como defensor do carnaval de rua e das escolas de samba.

Em nota, a Aruc agradeceu “pelas inestimáveis contribuições participativas de Vareta em todas as iniciativas da Aruc, sempre na tentativa de fortalecer o nosso Carnaval e pela valorização do Samba”.

O velório e o sepultamento estão marcados para essa terça-feira (10/6), entre 8h30 e 11h, no cemitério Campo da Esperança.

*Estagiária sob a supervisão de Patrick Selvatti


Mais Lidas