clima

Friaca no DF: sensação térmica chega a 8,8°C nesta sexta-feira (11/7)

Apesar da temperatura mínima atingir 14ºC, vento forte acentuou o frio nas primeiras horas do dia; previsão indica máxima de 26°C e umidade do ar em queda

Sensação térmica chegou a 8°C nesta sexta-feira (11/7) -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Sensação térmica chegou a 8°C nesta sexta-feira (11/7) - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O Distrito Federal amanheceu gelado e os brasilienses enfrentaram uma sensação térmica de 8,8°C, enquanto a temperatura real chegou a 15°C, por volta das 7h, nesta sexta-feira (11/7). Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olívio Bahia, a presença de ventos fortes foi o principal fator para essa diferença acentuada entre temperatura e sensação.

A máxima prevista para a capital é de 26?°C, podendo ser um pouco mais baixa na área central de Brasília, com até 24°C. As condições são previstas para todo o final de semana.

Além do frio, os brasilienses enfrentam uma queda na umidade relativa do ar, mudança típica do inverno no Centro-Oeste, mas que segundo Olivio, começa a preocupar.

“Chama a atenção, nesses últimos dias, a umidade mais baixa ao longo de todo o dia. A umidade não está boa. Como não tem chuva pra lavar, a atmosfera fica poluída com poeira, fumaça de queimadas, tudo isso permanece no ar. E como o vento está fraco, essa poluição não se dispersa”, alertou Olívio Bahia.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O especialista explicou ainda que o Inmet não tem estações específicas para medir a qualidade do ar no DF, mas é provável que a concentração de poluentes esteja elevada pelas condições meteorológicas atuais.

O especialista ressaltou que a mudança climática vai perdurar pelos próximos meses na cidade. “Estamos no inverno, e até setembro essa situação tende a se agravar. É um mês com umidade baixa, e a cada dia, isso vai só piorando”, concluiu o meteorologista.

  • Google Discover Icon
DC
postado em 11/07/2025 10:52 / atualizado em 11/07/2025 10:52
x