SOLIDARIEDADE

Câncer no útero: vaquinha para salvar a vida de Rosi

Com mais de 200 pessoas na frente na fila do SUS, Rosi, de 35 anos, lançou uma vaquinha para custear o tratamento particular

Vaquinha solidária em prol do tratamento da Rosi -  (crédito: Material cedido ao Correio )
Vaquinha solidária em prol do tratamento da Rosi - (crédito: Material cedido ao Correio )

Diagnosticada com um câncer avançado no colo do útero, a manicure Rosicleia Francisca de Melo, de 35 anos, enfrenta uma batalha contra o tempo. Moradora do Varjão, região administrativa do Distrito Federal, Rosi, como é conhecida, descobriu recentemente que o tumor já avançou para além do útero, atingindo os paramétrios, o que torna inviável a retirada cirúrgica do órgão. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A única alternativa é iniciar o quanto antes um tratamento intensivo que inclui radioterapia, quimioterapia e braquiterapia. No entanto, a realidade da fila no sistema público tem dificultado o acesso ao atendimento. Rosi está na fila do Hospital de Base aguardando a primeira consulta com um oncologista e, segundo ela, mais de 200 pessoas ainda precisam ser atendidas antes. 

Vaquinha solidária em prol do tratamento da Rosi
Vaquinha solidária em prol do tratamento da Rosi (foto: Material cedido ao Correio )

"Eu comecei o tratamento no posto de saúde do Varjão e fui encaminhada para o Hospital de Base. Lá, fiz ressonância, biópsia e outros exames que confirmaram o câncer. Mas ainda não consegui sequer passar pela consulta com a oncologia. E, sem isso, não tem como marcar a radioterapia ou qualquer outro procedimento. Estou muito preocupada, porque o tempo é crucial no meu caso", relata.

"Sou casada, tenho uma filha de 13 anos e trabalho como manicure. Meu esposo é porteiro. A gente vive com o básico e não temos como custear esse tratamento sozinhos. No início, eu me sentia muito sozinha, mas agora tenho recebido apoio de muitas pessoas. Isso tem me dado mais força. Agradeço imensamente a todos que estão me ajudando e que Deus abençoe", afirma.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cleia Melo (@rosi_melof)

Diante da urgência e da dificuldade de acesso ao tratamento no tempo necessário, Rosi lançou uma campanha solidária na internet. A meta é arrecadar R$ 65.610,54, valor estimado para o tratamento em uma unidade particular. 

Para contribuir ainda mais com a arrecadação, uma amiga da manicure decidiu organizar uma rifa solidária com um prêmio especial: uma estadia de sete dias em uma casa com piscina em Trancoso, na Bahia. A casa pertence à própria idealizadora da rifa, que trabalha com aluguel de temporada. 

Quem quiser contribuir com qualquer valor, pode fazer uma doação via Pix para a chave 042.036.301-77, em nome de Rosicleia Francisca de Melo. Informações sobre a rifa podem ser disponibilizadas pela Roberta Brito, no número de telefone: (61) 9213-3379

 

  • Google Discover Icon
postado em 18/07/2025 16:45 / atualizado em 18/07/2025 16:49
x