DOAÇÃO DE LIVROS

Campanha de doação busca ampliar o acervo das bibliotecas nos presídios

A ação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) será de agosto a setembro. Os livros poderão ser doados nas unidades prisionais e nos postos do Na Hora, onde são feitos os cadastros para visitas. Material recebido passará por triagem de segurança

Os livros doados passarão por uma triagem de segurança -  (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)
Os livros doados passarão por uma triagem de segurança - (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)

De agosto a setembro, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) promoverá uma campanha de doação de livros, em busca de ampliar os acervos das bibliotecas no sistema prisional do Distrito Federal e incentivar a remição de pena por meio da leitura. A ação integra a iniciativa Ler Liberta, que busca promover a educação, o acesso à cultura e a ressocialização da população carcerária. 

As doações podem ser feitas por visitantes, advogados e demais interessados durante os dias de visita às unidades prisionais. A entrega dos livros também pode ser feita no momento do cadastro, inclusive nos postos do Na Hora que contam com o serviços da administração penitenciária, como Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga. Todo o material recebido passará por uma triagem de segurança e deve estar em bom estado de conservação, sem anotações ou rasura. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Os livros arrecadados serão utilizados no primeiro semestre de 2026 para remissão de pena, onde o custodiado pode reduzir o tempo na unidade prisional mediante a leitura e análise de obras previamente autorizadas pela Justiça. Cada obra lida pode garantir até quatro dias de remição, desde que conste na lista oficial disponível no site da Seape.

  • Google Discover Icon
postado em 27/07/2025 17:02 / atualizado em 27/07/2025 17:02
x