Novembro negro

Protocolo Antirracista será lançado para escolas do Distrito Federal

Documento visa a prevenção e combate ao racismo nas escolas do DF, com orientação aos professores, coordenadores e gestores das instituições

MPDFT lança Protocolo Antirracista -  (crédito: Divulgação)
MPDFT lança Protocolo Antirracista - (crédito: Divulgação)

Um Protocolo Antirracista será lançado para as escolas públicas do DF no próximo dia 12 de novembro. O documento, elaborado pela Secretaria de Educação do DF (SEE) com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), reúne diretrizes e ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento do racismo nas instituições de ensino. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O protocolo voltado a professores, gestores, coordenadores, orientadores e demais profissionais da comunidade escolar tem intuito de prevenir e combater o racismo e outras formas de discriminação, orientar o planejamento e a avaliação de currículos, projetos e práticas pedagógicas voltadas à promoção da diversidade e da igualdade racial.

Além disso, o documento define fluxos de atuação em casos de racismo, diferenciando procedimentos conforme o envolvido seja estudante, criança, adolescente ou profissional da educação. A apresentação oficial será feita pela SEE, com mediação do promotor de justiça Anderson de Andrade (Proeduc).

A iniciativa é fruto da audiência pública sobre educação para as relações étnico-raciais realizada pelo MPDFT em junho de 2024 e integra os compromissos da SEE com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Elaborado pela Secretaria de Educação do DF (SEE), com a participação de representantes de escolas e coordenações regionais de ensino, o protocolo contou com a colaboração do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) e da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) do MPDFT.

* Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes

  • Google Discover Icon
postado em 30/10/2025 13:37 / atualizado em 04/11/2025 20:22
x