
Entre os anos de 2022 e 2023, o número de casos de câncer de próstata subiu de 43.285 para 44.660 — 1.375 diagnósticos a mais. Para o oncologista e membro do Instituto Lado a Lado Igor Morbeck, isso demonstra uma falta de olhar para a saúde masculina. “Existe uma portaria do Ministério da Saúde, que dá atenção para a saúde do homem de maneira integral, que nunca saiu da teoria. Hoje, ainda é muito comum homens terem dificuldades, a partir dos 40, 50, 60 anos de idade, em fazer essa rotina de cuidados em unidades básicas de saúde”, disse ele, durante o CB.Debate promovido pelo Correio Braziliense.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo o especialista, 50% dos diagnósticos de câncer de próstata no Brasil são identificados em fase avançada. Por conta desses dados, o Instituto Lado a Lado trabalha para a conscientização e apoio de homens, bem como para a educação de profissionais de saúde.
Morbeck ainda traz a importância da saúde pública no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata: “75% dos brasileiros dependem do SUS”.
Leia também: Mortalidade do câncer de próstata é alta, alerta Fernando Croitor, do Anchieta
O Correio Braziliense realiza, nesta quinta-feira (6/11), a partir das 14h, o evento Novembro Azul: a saúde do homem em foco, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a saúde masculina, o autocuidado e a importância do diagnóstico precoce. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube.

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF