BRB

Chico Vigilante cobra CPI e critica negociação entre BRB e Master

Deputado afirma que operação entre BRB e Banco Master é "tenebrosa", fala em "títulos fantasmas" e defende CPI para apurar responsabilidades e evitar prejuízo ao DF

Chico Vigilante cobra CPI e critica negociação entre BRB e Master     -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Chico Vigilante cobra CPI e critica negociação entre BRB e Master - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) criticou, em entrevista exclusiva ao Correio, as operações do Banco de Brasília (BRB) envolvendo o Banco Master e defendeu a abertura de uma CPI na Câmara Legislativa para investigar o caso. Segundo ele, “a cada instante sai mais notícia desse caso tenebroso”.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Vigilante citou reportagens que apontam suposta influência de dirigentes partidários nacionais na negociação. “Há informações de que Antônio Rueda, presidente do União Brasil, e Ciro Nogueira, do PP, teriam convencido o Governo do Distrito Federal a fazer esse negócio. Isso precisa ser apurado”, afirmou.

O parlamentar classificou como “gravíssima” a suspeita de que o BRB teria adquirido “R$12,2 bilhões em ações podres” do Banco Master. Ele comparou o episódio ao tratamento dado a servidores e empresários locais. “Enquanto o BRB pressionava pessoas superendividadas — inclusive com casos de suicídio — agora aparece disponibilizando R$ 12,2 bilhões para comprar títulos que não existem. É a primeira vez que ouço falar em título fantasma”, disse.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Para Vigilante, a CPI é necessária para “passar tudo a limpo” e evitar prejuízo ao Distrito Federal. Ele também comentou a nomeação do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Nelson Antônio de Souza para a presidência do BRB. “Vamos fazer todos os questionamentos necessários na sabatina. Espero que ele venha preparado para esclarecer tudo. É uma temeridade assumir o BRB na situação em que está. Acho que é uma pessoa muito corajosa”, declarou.

  • Google Discover Icon
postado em 19/11/2025 14:49 / atualizado em 19/11/2025 14:50
x