Fiscalização

Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos

Condutores devem agendar atendimento no aplicativo do Detran DF ou pelo Portal de Serviços na internet

No início de 2026, os veículos ciclomotores — de duas ou três rodas com motor até 50cc ou 4kW para elétricos — só poderão circular nas pistas do DF se estiverem registrados no Renavam, emplacados e com o licenciamento anual. A data limite para regularizar os veículos vai até a última quarta-feira do ano, dia 31 de dezembro.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

As regras e o prazo de adaptação foram definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na resolução n° 996/2023. Além da potência do motor (a combustão ou elétrico), essa resolução também define como ciclomotor veículos com velocidade máxima até 50km/h. Os que conseguem ultrapassar esse limite são considerados motocicletas, motonetas ou triciclos.

Para pilotar ciclomotores, também é necessária a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH da categoria. Segundo o Detran-DF, atualmente, existem 1.751 ciclomotores registrados na capital e mais de 480 mil condutores devidamente habilitados na categoria. 

Para realizar tanto o registro como licenciamento do ciclomotor, o condutor precisa agendar um atendimento pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo do Detran DF Digital e apresentar os seguintes documentos: certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), Código específico de marca/modelo/versão, nota fiscal, RG/CPF do proprietário – ou CNPJ e documentos de representante legal, se for pessoa jurídica.

Para o licenciamento, também há condições específicas. Veículos fabricados ou importados antes de 3 de julho de 2023, e que não possuem o CAT ou o código de versão, será necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) com VIN (Vehicle Identification Number). Esse código funciona como uma carteira de identidade exclusiva de cada veículo e possui informações sobre fabricação, modelo e ano, assim como também consta a potência do motor.

 

Mais Lidas