CB.DEBATE

Presidente do Correio elogia criação da subsecretaria de saúde mental no DF

Guilherme Machado destacou que 30% dos atendimentos na rede pública de saúde são por questões psiquiátricas

Guilherme Machado, presidente do Correio Braziliense, fala ao público durante a abertura do CB.Debate -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
Guilherme Machado, presidente do Correio Braziliense, fala ao público durante a abertura do CB.Debate - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

Durante o CB.Debate realizado nesta quinta-feira (29/1), o presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, destacou o cenário preocupante da rede pública de saúde do Distrito Federal no que diz respeito à saúde mental. Nesse contexto, o presidente elogiou a criação da Subsecretaria de Saúde Mental dentro da estrutura da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Machado trouxe ainda um dado preocupante relativo à saúde mental no DF. “Em conversa com a vice-governadora Celina Leão, ela informou que 30% dos atendimentos em postos de saúde são por questões psiquiátricas”, afirmou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O presidente ressaltou a importância de reunir especialistas para debater caminhos para a promoção e cuidado da saúde mental. “É a primeira vez que o Correio se propõe a discutir um tema tão importante”, destacou.

CB.Debate

Em alusão ao mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, o Correio promove, nesta quinta-feira (29/1), o CB.Debate Janeiro Branco: diálogos sobre a saúde mental no Brasil. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Youtube e, ao final de cada painel, o público on-line e presencial poderá fazer perguntas aos painelistas.

Além dos fatores de adoecimento mental e desafios na assistência, será discutida ainda a construção de espaços de escuta e cuidado. Entre os painelistas, autoridades, médicos e especialistas compõem o debate.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre 2024 e 2025, houve um aumento de 143% na quantidade de pessoas afastadas do trabalho por transtornos mentais, um cenário que pede atenção e responsabilidade por parte do governo e sociedade.

Assista o debate ao vivo:

  • Google Discover Icon
postado em 29/01/2026 10:30 / atualizado em 29/01/2026 12:00
x