TRANSPORTE

Governo de Goiás critica reajuste das tarifas de ônibus do Entorno

Estado é contrário ao aumento e defende consórcio com participação da União para evitar que custos sejam repassados à população

Rodoviária do Plano Piloto. -  (crédito:  Ed Alves CB/DA Press)
Rodoviária do Plano Piloto. - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

O Governo de Goiás se posicionou contra o novo reajuste proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que vai aumentar as passagens do Entorno na segunda quinzena deste mês. Em nota oficial, o Estado afirmou que, "embora Goiás e o DF estejam atuando conjuntamente para solucionar os problemas do sistema, não têm encontrado respaldo da União", responsável pela regulação do serviço por meio da Agência.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Segundo o governo goiano, a proposta de criação de um consórcio interfederativo entre União, Goiás e Distrito Federal foi barrada pela ANTT. "Na prática, a decisão obriga Goiás e o DF a assumirem sozinhos custos e responsabilidades, inclusive passivos, o que onera de forma exagerada os entes e rompe o equilíbrio federativo", acrescentou, em nota.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O Estado defende a formação de um consórcio com participação equilibrada entre os três níveis de governo. "Deve ser capaz de subsidiar tarifas e promover melhorias no sistema, nos moldes do que já ocorre na Região Metropolitana de Goiânia", informou. O tema segue em discussão, e a prioridade, segundo o governo, "é proteger o usuário, garantir um transporte digno e construir uma solução sustentável, sem transferir custos indevidos à população".

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal também divulgou nota informando que está em tratativas, desde o ano passado. O objetivo é a criação de um consórcio de mobilidade com a participação do Governo do Distrito Federal, do Governo de Goiás e com previsão de participação da União, para a gestão do transporte público na região. Segundo a pasta, o protocolo de intenções, após aprovação do GDF, encontra-se em análise pelo governo goiano e depende de aprovação legislativa em ambas as unidades da Federação.

Leia também: ANTT afirma que tarifas do entorno terão reajuste na 2ª quinzena deste mês

A Secretaria avaliou que há necessidade de uma entidade compartilhada. "Delegará contratos de concessão, corrigindo o atual modelo, que está 100% sob a gestão da ANTT (Governo Federal), sustentado apenas pela tarifa do usuário, que encarece passagens e prejudica a população", concluiu.

  • Google Discover Icon
DC
postado em 11/02/2026 17:56
x