
Referência em carnaval seguro no Distrito Federal, o Bloco Baratinha reuniu mais de 75 mil foliões antes mesmo de o evento chegar ao fim, às 20h. Os dados foram fornecidos pela Polícia Militar do DF e coletados às 17h. A festa iluminou os olhos da garotada que passou pelo Parque Ana Lídia, no Estacionamento 12. Durante toda a tarde, música, dança e brincadeiras mantiveram viva a tradição de transformar o Parque da Cidade em um grande playground folião.
Neste domingo (15/2), bandas como Trem das Cores, Chiquita Bacana e Banda da Baratinha animaram o público, com repertórios tipicamente carnavalescos, que envolvem os pequenos foliões em música, dança e diversão. Além das apresentações, as crianças puderam brincar em pula-pulas e tirar fotos com personagens do universo infantil.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Leia também: Carnapati reúne criançada na Galeria dos Estados
No colo dos pais, o pequeno Ravi Lopes, 3 anos, viu de longe o cão da Patrulha Canina. O pedido do garoto? Conhecer o personagem de perto. Entre abraços com o rapaz fantasiado, parecia estar vivendo um dia inesquecível. Vestido de Batman, Ravi participa anualmente dos blocos infantis com a família. Amanda Lopes, 28, conta que frequentar os blocos é uma tradição familiar: “Meus tios vêm com os filhos, e eu vinha com os meus pais. Este ano, estamos todos aqui com as nossas crianças".
Bruno Lima, 36 anos, veio de Águas Claras com a filha, Isis Maya Lima, de 1 ano, para curtir o Bloco Baratinha pela primeira vez. No carnaval do ano passado, com apenas três meses, ela ficou em casa, mas agora os pais decidiram trazê-la para que se acostume com a folia desde cedo.
“Escolhemos a fantasia de pipoca porque, desde que aprendeu a andar, ela não para um segundo”, contou Bruno. Ele explicou que a família frequenta bloquinhos tradicionais de Brasília e vê a participação da filha como uma forma de introduzi-la à música e à diversão do carnaval desde pequena.
Com fantasias de grupo, Wellington de Almeida, 36 anos, Ingrid Nunes, 39, e Ivy Nunes, 4, foram ao Bloco Baratinha vestidos de Chapolim Colorado e Chiquinha. A personagem é a favorita da menina, que reaproveitou a fantasia usada em seu aniversário no domingo de carnaval. Apesar das diferenças geracionais, os pais de Ivy gostam de apresentar à filha um pouco da cinematografia que fez sucesso em sua época, como Castelo Rá-Tim-Bum e Chaves, que ela assiste em casa. “Ela adora a Chiquinha, é sua personagem favorita, e hoje fez questão de dar vida a ela”, brinca a mãe, que carregava a filha no colo.
CB Folia
Realizada pelo Correio Braziliense, a 9ª edição do Prêmio #CBFolia 2026 se consolida como o principal tributo à criatividade e à diversidade do carnaval do Distrito Federal. A avaliação é feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais experientes de jornalismo.
O público também participa na categoria Melhor Bloco de Rua — Voto Popular, com direito a um voto por pessoa, mediante uso obrigatório de um e-mail Gmail, garantindo a transparência do processo. Além disso, leitores podem enviar fotos para concorrer nas categorias de Melhor Fantasia Adulto e Infantil, avaliadas pelo júri técnico.
A votação é democrática e ocorre exclusivamente pelo site oficial: carnaval.correiobraziliense.com.br/2026.

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF