Aniversário de Sobradinho

Sobradinho completa 66 anos e divulga eventos até 16 de maio; confira

Nome da Região Administrativa surgiu devido a construções de João-de-barro. Apesar de ter sido oficializada em 1967, o local foi fundado oficialmente em 13 de maio de 1960

Aniversário de 66 anos de Sobradinho. Vista geral da cidade -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Aniversário de 66 anos de Sobradinho. Vista geral da cidade - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O dia 13 de maio marca oficialmente a data de aniversário da cidade de Sobradinho, que completa 66 anos nesta quarta-feira (13/5). Apesar de ter sido oficializada em 1967, o local foi fundado oficialmente nesse mesmo dia, em 1960, e hoje é lar de aproximadamente 70,6 mil habitantes, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2024).

Leia mais: Celina determina ação emergencial para iluminação na Epig durante obras

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A administração regional de Sobradinho montou um cronograma especial de eventos que ocorrem entre os dias 13 e 16 deste mês em celebração do aniversário da cidade. Confira a programação:

13 de maio (quarta-feira): Momento cívico, às 9h, com corte de bolo especial para a data do aniversário. Às 19h também haverá uma missa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima na Quadra 08.

14 de maio (quinta-feira): Haverá, às 19h, uma edição especial do "Só de Passagem", evento musical gratuito de jazz, MPB e reggae na Praça Teodoro Freire, também na Quadra 08.

16 de maio (sábado): Às 9h, ocorrerá um evento da saúde no Materno Infantil da Quadra 01. O último evento planejado é um Culto de Ação de Graças às 19h, na Igreja Batista do Calvário, na Quadra 02.

História

O nome do local surgiu por um acaso. Os relatos dizem que, na época de sua fundação, costumava-se instalar uma cruz para demarcar as propriedades da região. Então, em uma dessas, um João-de-barro teria construído duas casinhas empilhadas em um dos braços da cruz, o que levou os moradores a chamarem o lugar de "Sobradinho do Cruzeiro" e, depois, apenas Sobradinho. O riacho local também mudou de nome para se tornar o Córrego de Sobradinho.

*Estagiário sob a supervisão de Tharsila Prates

  • Google Discover Icon
postado em 13/05/2026 17:19
x