
Candidato ao Senado pelo Partido Novo, Sebastião Coelho, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foi o convidado do Podcast do Correio da última segunda-feira (21/9) e abordou suas propostas se for eleito. Às jornalistas Ana Maria Campos e Sibele Negromonte, ele também comentou sobre a recente crise no Supremo Tribunal Federal (STF) e a relação que mantém com as candidatas ao Senado Bia Kicis e Michelle Bolsonaro, ambas do PL.
Como aliado de Bolsonaro, como o senhor vê as candidaturas de Michelle e Bia também ao Senado?
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Tenho uma relação muito próxima com Jair Bolsonaro, desde quando ele era deputado federal. Antes da minha filiação ao Partido Novo, conversei com ele, e em nenhum momento, ele falou para que eu não me candidatasse ao Senado. A Bia e a Michelle lançaram as suas candidaturas, e cada um de nós seguiu o seu caminho. A Bia é uma excelente parlamentar, mas ela começou a dar entrevistas falando que ela e a Michelle me convidaram para ser suplente e que eu não teria aceitado. Era como se eu tivesse a obrigação de ser suplente. As campanhas feitas pelos apoiadores delas falam que, se a pessoa vota em mim, está elegendo uma senadora de esquerda. Mas não é verdade, quem está votando em mim, estará me elegendo. Agora, se alguma delas tem segurança de que não terá os votos suficientes para a eleição, aí não me diz respeito.
Duas candidatas de esquerda também fazem dobradinha. O senhor está fazendo dobradinha com alguém?
Eu sou um defensor intransigente das mulheres. Sou casado há 48 anos, tenho três filhas e uma neta, sou voto vencido em casa. As candidatas de esquerda e de direita estão pedindo voto para a sua dupla, eu estou excluído. Então, eu me vejo na obrigação de não pedir voto para nenhuma das candidatas mulheres, infelizmente. Eu vou recomendar o voto em três candidatos homens. Em um momento oportuno, vou dizer quais são.
Ainda sobre as dobradinhas, o senhor acredita que isso ajuda? Como enxerga essa estratégia?
Ela ajuda, mas não é determinante. Usando a Michelle como exemplo de novo: ela levou Bia para dentro das igrejas evangélicas. Algumas aceitaram, outras não. Uma se dispôs a levar e a outra a ir. Mas isso causou um grande rebuliço para algumas lideranças evangélicas, porque está dividindo a igreja.
O senhor teve uma peça de campanha retirada por determinação da Justiça Eleitoral. O que tem a dizer?
Sou o primeiro candidato que foi censurado na eleição. Acho que de Brasília, eu fui o primeiro (risos). Eu estava dando uma entrevista e falei que, do ponto de vista ético, da direita e do Novo, é uma prática comum nos políticos do Nordeste e do centrão colocar familiares como suplentes (Coelho é de Alagoas). Então, expliquei que a Bia colocou o filho dela como primeiro suplente, e a Michelle colocou o irmão como primeiro suplente. Então, é uma prática, dizendo por mim, que considero da esquerda e do centrão, não de um partido de direita como são o Novo e o PL.
Qual será a atuação do Senado depois das eleições?
O Senado vai ser a casa do equilíbrio da República. Vimos que o Poder Judiciário tomou as atribuições do Poder Executivo durante o governo Bolsonaro e, desde lá, toma as atribuições do Poder Legislativo. O nosso STF, depois da sessão da última terça-feira (15/9), ficou um circo. Foi a coisa mais vergonhosa para o Poder Judiciário. Recuperar a credibilidade do Supremo vai demorar anos, gerações, por todos os abusos e invasões de prerrogativas.
Dependendo da composição do Senado, o que pode acontecer com o Supremo?
O primeiro ministro que tem que sair é o Alexandre Moraes, que já praticou muitos crimes. Ele é um criminoso, e hoje está provado que é um bandido ocupando o cargo de juiz da Suprema Corte. Outro é o Gilmar Mendes que quebra a Constituição, que grita e esperneia porque não tem argumentos. O próximo Senado terá essa responsabilidade. A Michelle foi a um evento evangélico ontem e falou que, se for necessário, ela vota o impeachment (do Alexandre de Moraes). Se for preciso? Pelo amor de Deus. Alexandre de Moraes já era para ter saído há muito tempo se não fosse a covardia do atual Senado e a conivência criminosa de Davi Alcolumbre.
Quais propostas a sua candidatura traz?
A primeira delas é uma grande reforma. Não só soltar o Jair Bolsonaro, mas tirar o Alexandre de Moraes e fazer uma ampla reforma do Poder Judiciário para começar. Ministro do STF precisa ter uma carreira de magistrado, ter no mínimo 55 anos e colocar um mandato de 15 anos. Sobre segurança pública, sou a favor de armar o cidadão de bem. Ele tem o direito de usar armas, mas não é dar armas a qualquer um. A pessoa vai ter que passar por vários requisitos, como treinamento e exame psicológico, para conseguir a permissão. Ainda na área de segurança, é necessário investir nos policiais e em equipamentos. Sobre cultura, a segurança impacta nisso também. Um pai, às vezes, não deixa o filho ir para um show porque não sabe se ele vai voltar vivo. Outra coisa é dar esses orçamentos gigantes, que as prefeituras dão para artista renomado, para o artista que está começando, para que ele possa ser alavancado. Sobre a saúde, um dos maiores gargalos de Brasília, a capital também atende as pessoas do Entorno. Para essa parcela a mais que os hospitais daqui recebem, deveria ter uma compensação do Fundo Constitucional. Tem que melhorar o transporte público, para que essa população seja incentivada a pegar o ônibus e não usar o carro, evitando engarrafamento. Por último, também vou acabar com esse assistencialismo do jeito que está que, para mim, é uma escravidão. Para isso, é necessário ensinar o jovem desde cedo a estudar e a trabalhar.
Assista a matéria completa:
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF