LIVRO DOS RECORDES

Guiness: USP entra nos recordes por descobrir maior lago que já existiu

Megalago existia há 11 milhões de anos e possuía 2,8 milhões de metros quadrados, aponta pesquisa brasileira

As falésias da Baía de Bolata (Bulgária) foram analisadas pelos cientistas para descrever o período histórico do surgimento e da dessecação do megalago. -  (crédito: D. V. Palcu/Reprodução)
As falésias da Baía de Bolata (Bulgária) foram analisadas pelos cientistas para descrever o período histórico do surgimento e da dessecação do megalago. - (crédito: D. V. Palcu/Reprodução)
postado em 18/01/2024 16:45

A Universidade de São Paulo (USP) entrou para o livro dos recordes, o Guiness 2024, por uma descoberta realizada em 2021: o Paratethys, um megalago de 2,8 milhões de quilômetros quadrados que se estendia sobre a Eurásia, continente que existia há cerca de 11 milhões de anos. 

O lago se estendia do leste dos Alpes até o Cazaquistão, de acordo com a pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP, em parceria com universidades da Holanda, Rússia, Alemanha e Romênia. A descoberta tornou o Paratethys o maior lago de todos os tempos pelo ranking. A estimativa dos pesquisadores é que o corpo de água possuía mais de 1,8 milhão de quilômetros cúbicos preenchidos com água salobra. 

O Paratethys é estudado há cerca de 100 anos, mas o estudo da USP, publicado em 2021 e liderado pelo paleo-oceanófrago Dan Palcu, foi o primeiro a descobrir que a massa de água era um lago, e não um mar. "Em algum momento, o megalago se desconectou dos oceanos e, isolado no continente por cinco milhões de anos, passou a desenvolver uma fauna e uma flora completamente diferentes”, disse o pesquisador, na época, ao Jornal da USP

O processo de análise dos pesquisadores contou com anos de expedições ao leste europeu e asiático, além da análise de medidas paleomagnéticas. Estas foram realizadas por meio da comparação do campo magnético de amostragens das formações rochosas daquela época com a crosta terrestre atual, a fim de entender a cronologia de formação e dessecação do lago. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->