A curiosa rota do visitante intergaláctico 3I/Atlas continua a surpreender cientistas. Depois de uma passagem ao redor do Sol, o cometa interestelar segue em direção a saída do Sistema Solar, mas a trajetória pode mudar após passar por Júpiter.
Em novo artigo, ainda não revisado por pares, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Física, em Ahmedabad, Índia, apontam que gigante gasoso por “perturbar” a viagem do cometa. "O cometa 3I certamente sofrerá perturbações tanto de Marte quanto de Júpiter em seus respectivos momentos de maior aproximação”, diz o estudo.
3I/Atlas: tudo que se sabe sobre o cometa interestelar até agora
Segundo os astrônomos, isso acontece porque o 3I/Atlas vai passar muito próximo do Raio de Hill de Júpiter, medida que define a zona em que campo gravitacional de um planeta pode afetar outro objeto. Em Marte, o efeito é menor, já que o cometa mantém uma distância maior em relação a Júpiter.
O encontro que vai abalar a rota do turista intergaláctico ocorrerá em março de 2026. Em seguida, ele deve se afastar do Sistema Solar, mas não na trajetória original. Por conta da interação, o 3I/Atlas deve ser lançado em direção à constelação de Gêmeos em uma viagem que vai durar cerca de 100 anos. Antes de ser detectado no Sistema Solar, o comenta passou por outra constelação, a de Sagitário, há cerca de um século.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A passagem por Júpiter também deve render imagens impactantes para os cientistas. Isso porque o local é orbitado pela sonda Juno. O período ideal para a observação será entre 9 e 22 de março.
Mas, antes do gigante gasoso, o 3I/Atlas ainda passa por um dos momentos mais aguardados: a aproximação da Terra, prevista para 19 de dezembro.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde 1ª vacina de dose única contra a dengue é aprovada no Brasil
-
Ciência e Saúde Anvisa e Butantan avançam para liberar vacina contra dengue de dose única
-
Ciência e Saúde É verdade que os átomos são imortais?
-
Ciência e Saúde Adolescência até os 30 anos e quatro outras fases do cérebro durante a vida, segundo novo estudo
-
Ciência e Saúde Novo estudo aponta idade surpreendente para o fim da adolescência
-
Ciência e Saúde O menino de 3 anos que surpreendeu médicos ao superar condição rara grave com terapia genética pioneira
