RADIOTERAPIA

Radioterapia é mais eficaz em determinados horários; entenda

O relógio biológico dita o ritmo de reparo do DNA, tornando o tratamento mais eficaz no final da tarde e noite, segundo pesquisa

O horário do seu tratamento contra o câncer pode mudar tudo, dizem especialista  -  (crédito: Freepik)
O horário do seu tratamento contra o câncer pode mudar tudo, dizem especialista - (crédito: Freepik)

Um novo estudo publicado pela revista Nature Communications trouxe novas descobertas sobre como o relógio biológico humano, conhecido como ciclo circadiano, influencia diretamente a capacidade das células de reparar quebras no DNA.  A pesquisa sugere que o horário em que o paciente realiza a radioterapia pode influenciar significativamente na eficácia dos tratamentos para certos tipos de câncer. A descoberta central é que a taxa de reparo do DNA não é um processo constante, mas sim uma atividade que apresenta um ritmo biológico marcado, variando significativamente ao longo das 24 horas do dia.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

 A pesquisa reuniu uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e médicos oncologistas do Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa (cabimer), e da Universidade de Sevilha, em colaboração com o Hospital Universitário Virgen Macarena. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Entenda como funciona a reparação do DNA

Durante atividades corriqueiras, o DNA sofre pequenos “estragos” causados pela poluição e pelos processos naturais das células. A taxa de reparo corresponde a velocidade com que o corpo consegue se recuperar desses danos.

Assim como a jornada de trabalho pré-definida, o corpo também possui o seu ritmo, e ele não conserta o DNA na mesma velocidade constantemente. Existe uma proteína no corpo chamada CRY1, que atua como um temporizador capaz de frear ou acelerar o processo de reparação. Quando os níveis dessa proteína estão altos (geralmente no fim da tarde e à noite), a taxa de reparo cai. Quando os níveis estão baixos (pela manhã), o concerto acontece de forma muito mais rápida.

A Estratégia Médica

Os estudos fortaleceram a base científica da cronoterapia, tratamento feito com base no horário de administração de medicamentos ou terapias ao relógio biológico, abrindo caminho para aplicá-la de forma mais precisa em certos tipos de câncer.

O corpo humano tem um turno preferido para consertar o DNA, de manhã ele age como um mecânico rápido, e à noite ele prefere "descansar", o que torna as células cancerosas mais sensíveis aos tratamentos médicos.

A aplicação prática dessa descoberta já mostra resultados em pacientes com câncer de mama e de próstata que recebem tratamento no final da tarde ou à noite. Isso ocorre porque o tumor não consegue se recuperar do dano causado pela radiação nesse horário em que a capacidade de reparo está baixa, tornando muito mais fácil para o tratamento "atacar" e destruir as células doentes.

*Estagiária sob supervisão de Paulo Leite 

  • Google Discover Icon
postado em 13/02/2026 16:01
x