Arte

Artistas plásticos fazem releitura da obra "Operários" na avenida W3 Sul

Após 89 anos de sua confecção, uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral ganha releitura no DF

Rafaela Martins
postado em 30/03/2022 22:14 / atualizado em 30/03/2022 22:16
 (crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)
(crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)

Conhecido como Corujito, o artista plástico Paulo Sergio, em parceria com o artista Neros decidiram confeccionar um mural na avenida W3 Sul com objetivo de homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Em forma de grafite, os moradores de Brasília fizeram a releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral — feita em 1933 — no prédio do IBGE, localizado na 509 Sul.

O projeto intitulado como “Relendo Tarsila" expõe 50 rostos em tons marrons e cinzas. Dentre eles, 25 faces que estão em tons de marrons representam os trabalhadores brasilienses que foram fotografados na Rodoviária do Plano Piloto. Os outros 25 rostos pintados em tons de cinzas, homenageiam importantes artistas modernistas. A arte foi concluída em dezembro de 2021.

“Além da pintura representar a semana de arte moderna, simboliza o retrato de uma parte da população Brasileira — que casou com a ideia do censo 2022 — que vai acontecer nesse ano. O prédio que foi grafitado será um ponto de apoio para o treinamento e coleta dos dados, sendo de grande representação simbólica a pintura de 50 pessoas diferentes, mostrando esse retrato da população, no local onde é feito esse levantamento da população. A obra uniu a arte com a arquitetura do prédio, mesmo que seja por um período efêmero”, explicou Paulo Sérgio.

Em memória aos mais de 11 mil brasilienses que perderam a batalha contra o novo coronavírus, os artistas tiveram a sensibilidade de deixar um rosto sem cor ou expressão. “Deixamos um rosto sem pintar no canto inferior direito, homenageando os trabalhadores mortos durante esse período de pandemia da covid-19”, revelou Corujito.

A produtora da ação Thamiris Flora revelou ao Correio que a experiência foi desafiadora. “Construir essa releitura foi muito desafiador desde o começo, pois foi um processo imersivo, onde fomos levados a conhecer mais sobre esse movimento modernista brasileiro e a biografia dos homenageados na obra. Desde os modernistas, aos trabalhadores participantes”, disse.

Confira a lista de alguns nomes que estão no painel:

-Tarsila do Amaral
-Anita Malfatti
-Candido Portinari
-Di Cavalcanti
-Ismael Nery
-Heiltor Vilas-Lobos
-João Gilberto
-Guiomar Novaes
-Mário de Andrade
-Oswald de Andrade
-Jorge Amado
-Clarice Lispector
-Glauber Rocha
-Juscelino Kubitschek
-Oscar Niemeyer
-Lúcio Costa
-Burle Marx
-Athos Bulcão
-Dulcina de Moraes
-Menotti del Picchia
-Clarice Lispector
-Oswaldo Goeldi
-Astrojildo
-Vicente do Rego Monteiro


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação