LUTO

Famosos lamentam morte da atriz Jandira Martini: "Grande confidente"

A atriz tinha câncer no pulmão e não resistiu. Jandira interpretou grandes papéis na TV, teatro e cinema brasileiros, como Zoraide, em O Clone, e Teodora Abdala, em Sassaricando

Jandira Martini morreu aos 78 anos -  (crédito: Reprodução/Globo)
Jandira Martini morreu aos 78 anos - (crédito: Reprodução/Globo)
postado em 30/01/2024 11:19 / atualizado em 30/01/2024 11:23

Após a notícia da morte da atriz Jandira Martini, de 78 anos, em São Paulo, nesta segunda-feira (29/1), amigos famosos da artista foram a público manifestar seu pesar. Jandira vinha lutando contra um câncer no pulmão e não resistiu às complicações. Ele ficou nacional e internacionalmente conhecida por interpretar grandes personagens em novelas brasileiras, como "Zoraide", na famigerada O Clone, da TV Globo. 

A famosa diretora de diversas novelas em que Jandira teve papeis centrais, Gloria Perez, publicou sobre a perda dizendo que "sua eterna Zoraide" nos deixou hoje, confira: 

O ator Marcos Caruso descreveu Jandira como "grande confidente e conselheira". "Minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra", afirmou Marcos.

A atriz Bárbara Bruno lembrou da força e talento de Jandira e agradeceu pelo legado deixado. "Querida Jandira Martini. Sua força, seu talento, sua energia estarão sempre presentes na história do nosso teatro. Obrigada, obrigada", disse. 

A atriz Solange Couto também se pronunciou. "Perda lamentável. Uma professora de artes cênicas, uma querida e atriz maravilhosa", escreveu no Instagram. A atriz e comediante Flávia Reis deixou uma homenagem: "Tive o privilégio de estar em um filme com ela… Tão bom estar ao lado de grandes atrizes".

Carreira

Jandira Martini estreou na televisão em 1966. Seu primeiro papel marcante foi em 1987, na novela Sassaricando, ao interpretar "Teodora Abdala". Em 2002, ela fez a série Os Maias, vivendo a beata "Eugênia". No mesmo ano, ela emendou com o megassucesso de O Clone, interpretando "Zoraide", amiga e confidente da personagem principal da trama. 

Jandira também se destacou pelas personagens "Genu", na primeira versão de Éramos Seis (1994), no SBT. Além desses papéis, também atuou em A Casa das Sete Mulheres (2003), Caminho das Índias (2009), Escrito nas estrelas (2010) e em Morde & assopra (2011).

A última novela que contou com sua interpretação foi Salve Jorge (2012), na pele de "Vó Farid". Já sua última aparição na TV foi na série Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->