Mostra cultural

Mostra 'Se Liga na Cultura' tem programação gratuita para todas as idades

Evento ocorre na próxima quinta-feira (11/4) e terá exposição fotográfica, mostra de biojoias, peça de teatro e aula-show de gastronomia

Mostra cultural do instituto Social Iecap, em parceria com o Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura. -  (crédito: Divulgação/IECAP)
Mostra cultural do instituto Social Iecap, em parceria com o Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura. - (crédito: Divulgação/IECAP)
postado em 09/04/2024 21:28 / atualizado em 09/04/2024 21:33

O instituto Social Iecap, em parceria com o Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura, promovem, na próxima quinta-feira (11/4), a mostra “Se Liga na Cultura”. O evento, que ocorre no teatro da Unip e tem programação gratuita, reúne a exposição fotográfica Para Além de Mim e mostra de biojoias, além de apresentar a peça de teatro infantojuvenil Differentia e aula-show de gastronomia.

“Por meio da arte e da capacitação profissional-artística, incentivamos o senso de pertencimento da população local e trouxemos um novo olhar para os desafios do dia a dia. O ‘Se Liga na Cultura’ conseguiu impactar comunidades em um resgate cultural e cidadão, alcançando inclusive populações tradicionais ribeirinhas. São muitas histórias que se conectam e se unem nessa mostra cultural”, celebra Renata Oliveira, presidente do Instituto Iecap, realizador da mostra e do projeto.

O projeto disponibilizou modalidades de capacitações híbridas com aulas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável, além dos cursos on-line de trilhas de criatividade e builders: formação de liderança. As atividades foram realizadas principalmente em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras.

Entre os atrativos da mostra, a exposição fotográfica Para Além de Mim contempla 40 imagens que apresentam o contraste e a perspectiva singular de mundo e territorialidade onde a beleza protagonista não é a mesma dos cartões postais, mas revela o olhar de seus autores sobre sua própria comunidade, as ruas e seu quintal.

 

Exposição de fotografia
Exposição de fotografia (foto: Divulgação/IECAP)

As fotos foram captadas em comunidades de Japeri, Paraty e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, da Cidade Tiradentes, em São Paulo, e do Distrito Federal, contando com curadoria do fotógrafo Celso Junior, que escolheu imagens que propõem ao público uma reflexão sobre existir e persistir.

A exposição de biojoias destaca a beleza das sementes brasileiras com peças artesanais produzidas nas oficinas e surpreende pela criatividade dos alunos. As peças foram elaboradas e confeccionadas a partir de matérias-primas sustentáveis encontradas no Brasil, como o açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, muitas delas de proveniência de indígenas da Região Nordeste, além de madrepérola e madeira.

A iniciativa teve como intuito propor o desenvolvimento do aspecto de sociobiodiversidade nas comunidades, despertando não apenas talentos e habilidades artísticas, mas oferecendo condições para que a economia criativa e novas fontes de geração de renda estejam ao alcance de todos.

Programação

Além das exposições, o público poderá experimentar a aula-show de culinária sustentável, com o chef Edu Henrique, que coloca em pauta o uso consciente e sustentável dos alimentos na culinária, mostrando que é possível aliar a alta gastronomia ao reaproveitamento máximo dos alimentos presentes na mesa de todos os brasileiros.

A mostra conta ainda com a apresentação de teatro da peça infanto-juvenil Differentia, inspirada na trilogia da autora brasiliense Mara Paiva.

O espetáculo conta a história de Humi, uma menina com espírito aventureiro que recebe um presente misterioso e a leva para uma expedição num mundo fantástico chamado Metazoa, onde vivem animais que cantam, dançam e estudam. Lá, ela conhece uma turma da Escola Differentia e logo tornam-se amigos. Decidem explorar juntos o local, mas acabam seguindo pela trilha do temível lobo Domain. Muitos desafios e aprendizados e um lindo laço de amizade nasce a partir daí.

As sessões exclusivas do espetáculo Differentia ocorrerão na quinta-feira, às 15h e às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.

Serviço

  • 14h30 Recepção ao público
  • 14h50 Abertura do evento para escolas e alunos participantes
  • 14h55 Visitação Guiada - Mostra de Biojoias
  • 15h10 Aula Show de Culinária Sustentável
  • 15h30 Visita Guiada - Exposição Fotográfica ‘Para Além de Mim’
  • 15h50 Interlúdio - Chamada para entrada no teatro
  • 16h Espetáculo ‘Differentia’
  • 17h05 Encerramento
  • 17h15 Transporte de retorno dos alunos para as escolas18h30 Recepção ao público
  • 18h50 Abertura do evento no Foyer
  • 18h55 Visitação Guiada - Mostra de Biojoias
  • 19h10 Aula Show de Culinária Sustentável
  • 19h30 Visitação Guiada - Exposição Fotográfica ‘Para Além de Mim’
  • 19h50 Interlúdio - Chamada para entrada no teatro
  • 20h Falas Institucionais
  • 20h20 Espetáculo ‘Differentia’
  • 21h20 Encerramento

Local: Teatro Unip - SGAS Quadra 913 Conj. B - SHCS, Brasília - DF
Data: 11 de abril
Entrada gratuita (Para a peça de teatro é necessário retirar ingresso gratuito aqui)

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação