Cinema

Cinemateca Brasileira disponibiliza acervos antigos do cinema nacional

O acesso aos documentos e periódicos é gratuito pelo site do Banco de Conteúdos Culturais.Esses materiais se juntam a outros 97 mil conteúdos do acervo da Cinemateca Brasileira que estão digitalizados e disponíveis

Além do acervo que estará disponível partir do dia 17 de abril pela internet, a instituição possui 97 mil conteúdos digitalizados -  (crédito: Divulgação/Cinemateca Brasileira)
Além do acervo que estará disponível partir do dia 17 de abril pela internet, a instituição possui 97 mil conteúdos digitalizados - (crédito: Divulgação/Cinemateca Brasileira)
postado em 12/04/2024 16:21

A partir do dia 17 de abril, a Cinemateca Brasileira disponibilizará parte da sua coleção de folhetos de cinema antigos para acesso público e gratuito pelo site bcccinematecaorgbr. Foram recuperados, digitalizados e catalogados 1.500 documentos e 55 edições de periódicos nacionais de cinema. A ação faz parte do Programa de Digitalização e Difusão de Coleções Bibliográficas, do Governo do Estado de São Paulo.

A seleção reúne folhetos de programação, convites de inauguração e panfletos promocionais, datando desde 1909 até o final da década de 1970, de diferentes cidades do país. Há materiais de salas de cinemas que foram referência na sua época, como o Cine Metro, que funcionou de 1938 a 1997 na Cinelândia Paulistana, e o Cine Nikkatsu, um dos principais cinemas dedicados a filmes japoneses no bairro da Liberdade, em São Paulo. Também foram processados importantes periódicos de cinema, como Fan magazine; O exibidor, Foco e Biblioteca film.

Esses materiais se juntam a outros 97 mil conteúdos do acervo da Cinemateca Brasileira que estão digitalizados e disponíveis gratuitamente no Banco de Conteúdos Culturais. Criado em 2009, o BCC é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca sobre o audiovisual com o objetivo de democratizar e ampliar o acesso do público ao acervo da instituição. Além de documentos, na plataforma on-line, é possível ver fotografias, revistas e cartazes e assistir a filmes e telenovelas.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação