doença rara

Céline Dion estampa capa da Vogue France e desabafa sobre doença incurável

A cantora sofre com a Síndrome da Pessoa Rígida e precisou paralisar a carreira por conta da doença degenerativa rara em 2022

Céline Dion surge deslumbrante em capa da Vogue França e desabafa sobre doença rara.
 -  (crédito: Reproduçao/Instagram @voguefrance)
Céline Dion surge deslumbrante em capa da Vogue França e desabafa sobre doença rara. - (crédito: Reproduçao/Instagram @voguefrance)

A cantora Céline Dion, de 55 anos, surgiu deslumbrante em uma sessão de fotos para a Vogue França, onde compartilhou sobre a batalha que enfrenta desde 2022 contra a Síndrome da Pessoa Rígida (SPS), uma doença neurológica rara que afeta os músculos, causando rigidez e espasmos incontroláveis. Dion revelou que está "aprendendo a viver com isso" e adotando uma abordagem de "um dia de cada vez".

A SPS é uma condição progressiva que pode deixar os pacientes com posturas curvadas e, em casos extremos, incapazes de andar ou falar. Céline explicou como está lidando com a condição, revelando uma rotina intensa de terapia física, vocal e atlética cinco dias por semana, enquanto busca maneiras de retardar os sintomas da doença.

“Não venci a doença, pois ela ainda está dentro de mim e sempre estará. Espero que encontremos um milagre, uma forma de curá-lo com pesquisas científicas, mas por enquanto tenho que aprender a conviver com isso. Então sou eu, agora com Síndrome da Pessoa Rígida”, disse Dion.

“A meu ver, tenho duas escolhas. Ou treino como um atleta e trabalho muito, ou desligo e acabou, fico em casa, ouço minhas músicas, fico na frente do espelho e canto para mim mesma. Optei por trabalhar de corpo e alma, da cabeça aos pés, com uma equipe médica. Eu quero ser a melhor que posso ser”, completou.

Ao ser questionada sobre o possível retorno aos palcos, Céline explicou que não pode fazer previsões definitivas, deixando a decisão nas mãos de seu corpo e de sua equipe médica. “Há quatro anos venho dizendo a mim mesma que não vou voltar, que estou pronta, que não estou pronta… Do jeito que as coisas estão, não posso ficar aqui e dizer para você: ‘Sim, em quatro meses’. Não sei… Meu corpo vai me dizer”, declarou.

A cantora revelou ainda que é moralmente difícil viver dia após dia. “Está difícil, estou trabalhando muito e amanhã será ainda mais difícil. Amanhã é outro dia. Mas há uma coisa que nunca vai parar: a vontade. É a paixão. É o sonho. É a determinação”, disse.

As fotos que acompanharam a entrevista na Vogue mostram Céline em diferentes looks, desde um topless até um vestido branco dramático, destacando sua força e resiliência diante dos desafios que enfrenta desde a descoberta da doença. Desde que anunciou sua batalha contra a SPS, Céline tem recebido apoio massivo de seus fãs e familiares, incluindo seus três filhos.

A Síndrome da Pessoa Rígida é uma condição complexa e pouco compreendida, mas com tratamento adequado, os sintomas podem ser gerenciados e a qualidade de vida dos pacientes pode ser melhorada significativamente.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 23/04/2024 23:13
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação