Cinema

Caetano Veloso lança livro sobre a evolução do Cinema

O artista fará uma noite de lançamento da obra no Rio de Janeiro para arrecadar fundos para o Rio Grande do Sul

O livro de Caetano irá abordar o cinema desde 1960 até os dias atuais  -  (crédito: Reprodução)
O livro de Caetano irá abordar o cinema desde 1960 até os dias atuais - (crédito: Reprodução)

Caetano Veloso lançará, na terça-feira (21/5), o livro Cine Subaé — escritos sobre cinema. Para celebrar o novo trabalho do artista, será realizado um evento no Teatro Clara Nunes, Rio de Janeiro, que irá destinar parte dos lucros para a ação 342 RS, fundos destinados aos trabalhadores da cultura afetados pela tragédia no sul do país. 

Cine Subaé reúne críticas e depoimentos desde a década de 1960, época em que Caetano sonhava em ser diretor de filmes. São 64 colunas de jornais, 12 entrevistas e 76 depoimentos e comentários sobre as criações de trilhas e o vasto repertório cinematográfico do compositor. Já o texto de orelha é assinado pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas na imprensa baiana por Caetano, que escreveu uma introdução inédita para o livro. Cine Subaé passa pela história dos filmes nacionais e internacionais até o momento atual. 

Com organização de Claudio Leal e Rodrigo Sombra, a obra é um testemunho que atesta o impacto que o Cinema Novo, longas norte-americanos, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano Veloso. 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/05/2024 17:48
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação