Cinema

Sessões gratuitas de puro amor: Cine Brasília apresenta '3x Truffaut'

Cine Brasília celebra o diretor francês François Truffaut na mostra '3x Truffaut', que apresenta três longas que têm uma coisa em comum: a busca pelo amor

A história de Adèle H, com Isabelle Adjani -  (crédito: DVD Versatil/ Divulgação)
A história de Adèle H, com Isabelle Adjani - (crédito: DVD Versatil/ Divulgação)

Junto com a obra-prima Jules e Jim — Uma mulher para dois (1962) e com o leve teor da trama Na idade da inocência (1976), este último indicado ao Globo de Ouro melhor filme estrangeiro e ainda competidor a melhor filme no Festival de Berlim, outro título sublime assinado pelo diretor François Truffaut, A história de Adèle H. (1975), chega em reprise na tela do Cine Brasília (EQS 106/107). O artista considerado um dos maiores cineastas da França, precocemente falecido em 1984, assinou mais de 20 filmes até a morte aos 52 anos.

Para a mostra 3x Truffaut, sempre às 20h20, a entrada é franca. Na idade da inocência, atração de hoje (16/8), há um grupo de meninos que está às vésperas das férias e convive com novas e inesperadas emoções. Já Jules e Jim, a ser visto amanhã (17/8), tem no elenco os excepcionais Jeanne Moreau, Henri Serre e Oskar Werner num clássico que mostra as transformações e as surpresas dos sentimentos no pós-guerra.

A história de Adèle H., no domingo (18/8), traz a representação do devastador amor de Adèle, num sentimento não correspondido por militar em missão canadense. Adèle (filha do escritor Victor Hugo) se esvai em artimanhas solitárias para a conquista e atravessa o mar, sem ligar para o sofrimento. Junto com a bela fotografia de Nestor Almendros, há o roteiro doloroso assinado por Truffaut, Jean Gruault (o mesmo de Jules e Jim) e Suzanne Schiffman (A noite americana). Magistral, Isabelle Adjani logrou o raro feito, dividido com outras oito colegas do ramo, da indicação ao Oscar de melhor atriz, numa atuação em francês.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/08/2024 11:49 / atualizado em 16/08/2024 11:50
x