
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quinta-feira (23/1), a lista de indicados ao Oscar 2025. Uma das categorias contempladas na premiação foi o de melhor atriz. Veja a lista das indicadas:
- Cynthia Erivo - Wicked
- Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez
- Mikey Madison - Anora
- Demi Moore - A substância
- Fernanda Torres - Ainda estou aqui
The nominees for Actress in a Leading Role are... #Oscars pic.twitter.com/dblhIv7FnO
— The Academy (@TheAcademy) January 23, 2025
A cerimônia de premiação ocorre em 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood, Estados Unidos.
Conheça as indicadas
Cynthia Erivo nasceu em 8 de janeiro de 1987 em Londres, na Inglaterra. Ela é atriz e produtora. Em Wicked, lançado em 2024, Cynthia é protagonista e interpreta Elphaba, que é uma jovem incompreendida por causa da rara pele verde. O obra mostra a improvável amizade formada por Elphaba com uma estudante popular chamada Glinda.
Karla Sofía Gascón nasceu em 31 de março em 1972, em Alcobendas, na Espanha. Ela interpreta a personagem-título no filme Emilia Pérez. Ela é a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. O longa conta a história de uma advogada que aceita a proposta de ajudar o chefe de um cartel a abandonar o crime e realizar o sonho secreto de se transformar na mulher que sempre desejou ser. Karla interpreta o "chefão" do narcotráfico no México que quer passar pela transição de gênero.
Mikey Madinson nasceu em 25 de março de 1999, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela interpreta Anora, uma prostituta do Brooklyn que casa com o filho de um oligarca russo. Assim que a notícia chega à Rússia, o conto de fadas é ameaçado quando os pais partem para Nova York para anular o casamento.
Demi Morre nasceu em 11 de novembro de 1962, em Roswell, no Novo México. Ela interpreta Elisabeth Sparkle no filme A substância. O longa retrata a história de uma celebridade de programa de aeróbica que enfrenta um golpe quando seu chefe a demite. Então, um laboratório lhe oferece uma substância que promete transformá-la em uma versão aprimorada.
Fernanda Torres nasceu em 15 de setembro de 1965, no Rio de Janeiro. Em Ainda estou aqui ela interpreta Eunice Paiva. A obra é baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre o próprio pai, o deputado federal Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), que foi preso e morto durante a ditadura militar. Após a morte do marido, Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres) precisa mudar de vida e vira advogada e ativista de direitos humanos.
Fernanda Torres é filha de Fernanda Montenegro — que foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999, pela atuação como Dora em Central do Brasil.