
A votação para definir os vencedores do Oscar 2025 se encerra nesta terça-feira (18/2), às 22h. Os mais de 10 mil votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tiveram uma semana para elencar seus favoritos entre os indicados à premiação. A cerimônia ocorre em 2 de março, em Los Angeles.
Emilia Pérez lidera as indicações, nomeado em 13 categorias. Em seguida, os longas O Brutalista e Wicked ostentam 10 indicações cada. Conclave e Um Completo Desconhecido tiveram oito indicações cada um.
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Como funciona a votação
Em 2025, todos os membros da Academia podem votar em todas as categorias. Antes, eles escolhiam apenas dentro da própria área de especialidade, exceto Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Vence a película que receber mais votos naquela categoria. Entretanto, para a premiação de Melhor Filme, a votação segue o método preferencial — no qual cada eleitor classifica os filmes indicados em ordem de preferência, de 1 a 10.
- Leia também: Indicado ao Oscar e já premiado com o Globo de Ouro por "O Brutalista": veja a carreira de Adrien Brody
Para ser escolhido Melhor Filme, o vencedor tem que receber 50% dos votos em primeiro lugar. Se nenhum longa conquistar essa porcentagem na primeira rodada, o filme com menos votos é eliminado e os votos são redistribuídos para a segunda escolha destes votantes, até que uma produção alcance a maioria necessária.