Os rappers Emicida e Fióti, ao lado das irmãs Katiane e Katia, usaram as redes sociais nesta segunda-feira (28) para anunciar o falecimento da mãe, Jaceira Roque de Oliveira, aos 60 anos. Conhecida como Dona Jacira, a escritora enfrentava o lúpus e realizava hemodiálise há mais de 25 anos.
Na nota publicada no Instagram, a família descreveu Dona Jacira como "mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida". O texto ainda destacou o impacto cultural da matriarca: "Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afro-brasileira".
O comunicado também reforçou que seu legado continuará vivo por meio da família e de todos que foram tocados por sua presença: "Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano. A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil".
A perda ocorre meses após um momento delicado na relação pública entre os irmãos, que desde março não apareciam juntos nas redes sociais, após o anúncio do fim da parceria profissional de 16 anos. Ainda assim, a união da família no luto reforça a importância de Dona Jacira como elo e inspiração na trajetória dos filhos.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Carlinhos de Jesus se pronuncia após diagnóstico de condição de saúde
-
Diversão e Arte Netflix divulga nesta segunda (28/7) as primeiras imagens de Frankenstein
-
Diversão e Arte Gilberto Gil adia show em Belém após morte de Preta Gil
-
Diversão e Arte Amor e dança: bailarino de Ceilândia participa de seletiva da Bolshoi no Brasil
-
Diversão e Arte No dia da conservação da natureza, Cinesur destaca o cinema ambiental
-
Diversão e Arte Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, aos 60 anos
