
Com uma análise social das cooperações e conflitos presentes na sociedade — dos pequenos grupos de WhatsApp a reuniões de condomínio e a esfera da política nacional — a professora Caroline Bottino transformou sua tese de doutorado em um livro. A ideia defendida em 2022 no programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) se tornou o livro A vizinhança tá on! Sociabilidade em um condomínio clube nos subúrbios cariocas, lançado este ano pela Editora Telha.
A obra é uma etnografia, isto é, uma análise detalhada do condomínio Quintal Suburbano Residencial Clube, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada por meio da observação participante e contato com os moradores. Inspirada nos trabalhos do antropólogo Gilberto Velho, Caroline decidiu estudar as relações, disputas por poder e reflexões das pessoas que vivem no subúrbio carioca, além de tentar entender a dependência em aparelhos eletrônicos e na internet. O livro está disponível para compra no site da editora.
Caroline Bottino é antropóloga com foco na sociabilidade mediada pelas mídias sociais. Além de doutora, a carioca é professora do Departamento de Turismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos pela Universidade Federal Fluminense e em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte