
Por Ricardo Daehn, João Pedro Carvalho* e João Pedro Alves*
Da ambição de The social reckoning (com o mesmo roteirista de A rede social Aaron Sorkin), contando a acidentada trajetória do Facebook, com vazamentos e impactos negativos até mais uma aparição internacional de Rodrigo Santoro, na ação Runner, estrelada ainda por Alan Ritchson (Guerra sem regras) — da revelação de Vingadores: Doutor Destino, com Robert Downey Jr. assumindo o papel chave no filme da Marvel que trará o retorno de Steve Rogers (Chris Evans) até a jornada musical de Chorão: Só os loucos sabem, cinebiografia estrelada por José Loreto: assim será o cinema em 2026.
O ano na telona trará o retorno do criador de O sexto sentido, M. Night Shyamalan, em Remain, thriller estrelado por um enlutado personagem de Jake Gyllenhaal, com base em escritos de Nicholas Sparks. Para julho, virá o estrondo de Homem-Aranha: Um novo dia, no qual Peter Parker (Tom Holland) está afundado na vida acadêmica, distanciado dos recorrentes perigos oferecidos pela vizinhança. Nos bastidores, foi o diretor Destin Daniel Cretton quem criou o estardalhaço: "Sou profundamente grato às pessoas que caminharam comigo durante a produção do maior e mais gratificante filme do qual já participei". Gigante também promete ser Duna — Parte 3, assinado por Denis Villeneuve, no qual o personagem de Timothée Chalamet, o imperador Paul Atreides cravará uma conclusão para o drama de Arrakis, numa trama 12 anos depois da produção anterior. Também em proporção épica, em meados de julho, será a estreia de A odisseia, o clássico revisto agora por Christopher Nolan, com direito a Matt Damon, Tom Holland e Zendaya no elenco.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Com Renate Reinsve e Chiwetel Ejiofor no elenco, o terror The Backrooms (com o diretor ultrajovem Kane Parsons no comando) promete surpreender, derivado diretamente da internet, no registro de uma realidade paralela que puxou centenas de milhões de views, via YouTube. Também popular, Galinha Pintadinha trará um tumultuado nascimento na Vila das Galinhas: Pintadinha e Galo Carijó esperam o primeiro filho, mas uma cegonha desastrada trocará os ovos, colocando um gavião no circuito. Outra animação, Paw Patrol: The dino movie, trará a Patrulha Canina para a misteriosa ilha de dinossauros, onde será conhecido Rex, que moverá toda a equipe rumo a salvamento de extinção.
Um golden retriever chamado Shurastey tem tudo para roubar a cena da cinebiografia Minha vida com Shurastey, com Nicolas Prattes no elenco. A fita conta como Jesse Koz efetivou uma viagem pelas Américas setentistas, dentro de um fusca e ao lado do pet. Documentário biográfico, Viver é melhor que sonhar: A vida de Belchior, de Eduardo Albergaria, promete emplacar a coragem e os riscos de um dos maiores compositores da MPB. Contra apagamentos e deturpações históricas, o diretor Aurélio Michiles investiu em Honestino, estrelado por Bruno Gagliasso, e que será visto em 2026. Depois de mobilizar público de 2,2 milhões de pagantes (há 14 anos), Bruna Surfistinha terá sequência, de Marcus Baldini, estrelada por Deborah Secco. A garota de programa que revisitou a sua história em livro embarca, no filme, em nível de autoconhecimento.
Tom & Jerry: Uma aventura no museu
Tudo parecia pacificado. Tom havia conseguido emprego de segurança no Metropolitan Museum, Nova York, e cumpria com as obrigações, até que Jerry invade uma exposição no mesmo lugar. O rato buscava uma bússola mágica. Durante a correria, os dois são transportados para outro mundo por um portal mágico. É a partir dessa aventura que o filme se desenvolve. Estreia no dia 8.
O beijo da mulher aranha
Baseado no livro homônimo de Manuel Puig, a história de um preso político e um decorador que dividem cela e formam vínculo afetivo improvável ganha versão em musical. O longa é dirigido por Bill Condon e tem Jennifer Lopez, protagonista de espetáculo hollywoodiano, que Molina, o decorador, reconta cena a cena. Atração do dia 15 de janeiro.
Monarcas: o conto das borboletas
A animação canadense retrata a história de um inseto gentil que nasceu com apenas uma asa, Patrick, uma borboleta-monarca. O sonho dele é voar. Ao lado do melhor amigo, Marty, uma lagarta atrapalhada, e da medrosa borboleta Jennifer, o trio enfrenta desafios e adversidades para realizar o desejo de Patrick. Estreia dia 22.
O morro dos ventos uivantes
O clássico da literatura, escrito por Emily Brontë, ganha nova versão. Dessa vez, a história de amor entre Heathcliff e Catherine Earnshaw, que se passa na Inglaterra do século 18, é protagonizada pelos atores Jacob Elordi e Margot Robbie. A direção é de Emerald Fennell (Bela vingança). Atração de fevereiro, dia 12.
Isso ainda está de pé?
Bradley Cooper aposta em história de divórcio e crise de meia-idade no terceiro longa em que dirige e atua. Na trama, Alex (Will Arnett) e Tess (Laura Dern) redescobrem ocupações com o término do relacionamento, ele como comediante, ela, no mundo do esporte. Estreia em 19 de fevereiro.
Pânico 7
A franquia de terror chega aos 30 anos. Depois de ficar ausente no sexto longa da série, a atriz Neve Campbell reassume o papel de Sidney Prescott, que agora precisa defender a filha ao enfrentar o Ghostface. Outra volta é a do diretor Kevin Williamson, cocriador da saga. Dia 26 de fevereiro nas telas.
Velhos bandidos
Em sua despedida do cinema, a atriz Fernanda Montenegro interpreta Marta que, ao lado do marido, Rodolfo (Ary Fontoura), planeja assaltar um banco. Para obter sucesso no crime, eles recebem ajuda do casal Nancy (Bruna Marquezine) e Sid (Vladimir Brichta). O investigador (Lázaro Ramos) tenta conter o grupo. A direção é de Cláudio Torres. Estreia em março, dia 5.
Devoradores de estrelas
Nesta ficção científica, Ryan Gosling é um professor que acorda sem memórias no espaço. Ele lembra ter sido enviado a 12 anos-luz de distância da Terra com a missão de salvar o planeta. O longa se baseia no livro homônimo, de Andy Weir. Os criadores do Aranhaverso Phil Lord e Chris Miller são os diretores. Dia 19 de março nos cinemas.
As dez vantagens de morrer depois de você
O filme, baseado em livro de Fernanda de Castro Lima, conta a história de amizade entre Gabi, interpretada por Any Gabrielly, e Julia, personagem de Giulia Be. As duas têm personalidades opostas e um acidente de carro renderá maior aproximação. Atração do dia 26 de março.
O rei da internet
Na primeira cena deste drama, Daniel Nascimento (João Guilherme), é preso por praticar crimes cibernéticos que lhe renderam milhões de reais. O filme é baseado na história real de um dos maiores hackers do Brasil, que dá nome ao personagem. Marcelo Serrado está no elenco. Dia 2 de abril nas telas.
O drama
Zendaya (Rivais) e Robert Pattinson (Crepúsculo) descobrem segredos um do outro, às vésperas do casamento, o que provoca uma série de conflitos na relação entre os dois. O filme provoca questionamentos a respeito do quanto é possível conhecer pessoas próximas. A direção é de Kristoffer Borgli. Estreia em 9 de abril.
O Diabo veste Prada 2
Vinte anos depois, Meryl Streep volta às telas no papel de Miranda Priestly, editora-chefe de uma prestigiada revista de moda americana. Os desafios de manter o jornalismo impresso em tempos digitais são a temática do longa, que traz no elenco Anne Hathaway como Andy Sachs, antiga aspirante a repórter, além de Emily Blunt, Stanley Tucci e o ator Kenneth Branagh, novidade na sequência do filme. Dia 30 de abril.
Mortal Kombat 2
Dirigido por Simon McQuoid, o segundo filme da saga, traz a batalha final contra o regime sombrio de Shao Kahn que ameaça destruir o Reino da Terra e seus guardiões. Sete de maio nas telas.
Pinóquio: Maldição de madeira
Uma assustadora releitura do clássico infantil, com o boneco de madeira atrelado ao macabro. Distante da inocência original, a jornada vem marcada por violência e vingança. Na brutalidade, ele vê os laços familiares distorcidos. Estreia dia 14 de maio.
Toy story 5
Uma ameaça tecnológica invade o campo: o tablet interativo Lily Pad monopoliza a atenção da criançada e Bonnie entra na febre. Jessie e Buzz buscam Woody para resolver o conflito. O diretor John Lasseter atesta: “A tecnologia mudou a vida de todos, mas estamos perguntando o que isso significa para nós, e para nossos filhos. Não podemos simplesmente transformar a tecnologia em vilã”. Dia 18 de junho.
Supergirl
Um épico sci-fi baseado na elogiada saga de mesmo nome escrita por Tom King e desenhada pela brasileira Bilquis Evely nas HQs da DC, com a Supergirl não na Terra, mas sim viajando pelo espaço. Dia 25 de junho nas telas.
Se eu fosse você 3
Mais de 15 anos após a última troca de corpos, Cláudio (Ramos) e Helena (Glória) vivem uma nova fase em suas vidas: mas um terceiro raio transforma a família. “Voltar a Helena é revisitar memórias e criar novas histórias", adiantou Glória Pires. Estreia em 4 de junho.
Minions 3
Os Minions podem tentar se tornar cineastas ou criadores de conteúdo, e o filme deve focar na época escolar de Gru, explorando a entrada dele num núcleo com supervilões e amigos. Atração do dia 2 de julho.
Moana (live-action)
Moana, uma estabelecida liderança, avança pelos mares da Oceania, atendendo a um chamado dos seus ancestrais para proteger seu povo e restaurar o equilíbrio, sem abrir mão de novas conexões culturais. Dia 18 de julho.
The dog stars
Trama pós-apocalíptica sobre Hig, um piloto que sobreviveu a uma pandemia mortal e vive solitário com seu cachorro em um aeroporto abandonado no Colorado, tendo como companhia um ex-fuzileiro rude. Juntos, eles embarcam em ação que desafia o cenário de devastação. Dia 27 de agosto nos cinemas.
Na zona cinzenta
Guy Ritchie, depois de tumultuadas filmagens, trará Eiza González, Henry Cavill (o antigo Superman) e Jake Gyllenhaal num enredo movido pelo resgate de uma experiente profissional militar, que se encontra presa em zona de intenso conflito. Em 24 de setembro nos cinemas.
100 dias
Diretor das sagas Rio e A era do gelo, Carlos Saldanha se junta ao ator goiano Filipe Bragança (de Perrengue fashion) para contar do brasileiro Amyr Klink, primeiro navegador a cruzar o Atlântico, em embarcação a remo. Klink chegou a Salvador, há 40 anos, num trajeto descrito com fundo emocional no livro Cem dias entre céu e mar (publicado em 1985). Ainda sem data fechada.
The riders
O diretor de Conclave, Edward Berger, reúne Brad Pitt, George Clooney, Austin Butler e Colin Farrell para a adaptação do romance publicado por Tim Winton. Descrito como um homem que se desintegra, Fred Scully (Brad Pitt) viaja pela Europa, implantando as bases para uma vida mais sólida ao lado da esposa e da filha. Mas, um dia, a esposa desaparece. Ainda sem lançamento definido.
*Estagiários sob a supervisão de Severino Francisco

Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte