
Feita pelo professor Fernando Barros, da Universidade de Brasília (UnB) e com texto introdutório de Scarlett Marton, a nova tradução de Assim falava Zaratustra, um dos livros mais contundentes de Friedrich Nietzsche, tem lançamento marcado na Licraria Circulares na príxma segunda-feira (28/9). Os dois participam de bate-papo com o público sobre a nova edição do clássico de Nietzsche, que busca acompanhar o itinerário de Zaratustra ao descer da montanha para compartilhar sua visão de mundo.
A versão, publicada pela editora Autêntica, propõe decifrações inovadoras e soluções penetrantes. Sem separar vivência e reflexão filosófica, a tradução convida os leitores a ressignificar a interpretação da obra desde a sua base.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Leia Mais
O livro conta com revisão técnica e texto introdutório de Scarlett Marton, especialista mundial no legado do filósofo. Simultaneamente, a autora lança o livro inédito Nietzsche e a obra por fazer: Zaratustra, que também integra o projeto.
Análise aprofundada
Na obra, Marton investiga como Assim falava Zaratustra une os pilares da filosofia madura de Nietzsche. Entre os pontos abordados estão:
-
A noção de valor e o procedimento genealógico;
-
O conceito de vontade de potência;
-
A teoria das forças;
-
O pensamento do eterno retorno do mesmo.
A autora argumenta que, ao contrário de interpretações tradicionais, o problema central do livro não é o eterno retorno ou a ideia de além-do-homem. O foco seria o projeto de transvaloração de todos os valores, para o qual essas outras ideias funcionam como elementos decisivos.
Reunidas em uma "caixa", as duas obras representam uma dupla contribuição aos estudos sobre Nietzsche. O lançamento, acompanhado de um bate-papo com os autores, acontece no dia 28/9, às 18h, na Livraria Circulares (CRN 714).
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Saiba Mais
Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte