Artes visuais

Histórias de ancestralidade marcam exposição do artista Robson Castro

Exposição de Robson Castro reflete sobre as origens e a ligação com a terra em séries de registros de performances

As próprias origens e a ancestralidade são os materiais de trabalho do artista Robson Castro para as 14 obras que formam a exposição Tessituras sobre o chão, em cartaz na Galeria A Pilastra. Mineiro nascido em Betim e criado em Itambacuri, no interior do estado, Robson veio para Brasília em 1998, aos 18 anos, para estudar e trabalhar. Uma história de migração comum a muitos brasileiros e que inspirou o artista a criar as séries de fotos e videoperformances reunidas na exposição.

Leia mais: Exposição reúne obras de crianças que imaginaram monumentos para cidades do DF

A relação com a terra está presente em boa parte dos registros como uma maneira de o artista falar das raízes, da referência e da própria ancestralidade. "A exposição partiu de uma inquietação sobre minha própria origem, do Brasil e de Brasília", avisa o artista. "Faço uma reflexão bem ampliada sobre esse tema da origem para falar sobre ancestralidade, questionando minha própria origem, o ato de vir para estudar e trabalhar, que é também o movimento dos candangos. Então uso essa experiência pessoal para falar de uma questão coletiva."

Thiago Sabino -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -

Em um dos vídeos, Robson carrega uma lata d'água em um terreno de terra vermelha, outrora terra indígena, hoje ocupada pela especulação imobiliária. Em outro vídeo, penteia os cabelos crespos e bem crescidos e em um terceiro, coloca o rosto em contato com materiais como terra e pedra. São, ele afirma, maneiras de falar das temáticas que motivaram a exposição. "São fotografias e fotoperformances que tratam de temáticas como a origem e a decolonialidade de forma ampliada e falam de como as pessoas que vieram construir Brasília, ou o Brasil, são tratadas hoje", diz. "As performances fazem uma leitura poética a partir dessas questões."

Leia mais: Conversas femininas conduzem os diálogos na exposição 'Fofoca'

 Serviço

Tessituras sobre o Chão

Exposição de Robson Castro. Visitação até 29 de novembro, de quarta a sábado, das 14h às 19h, na Galeria A Pilastra (Guará II QE 40 rua 09 lote 8 )


Mais Lidas