COMBUSTÍVEIS

"É sensibilidade social", diz Lira durante embate com Dória sobre o ICMS

Após proposta de Lira para diminuir combustíveis, Doria chama a proposta de "solução populista"

Fernanda Strickland
postado em 06/10/2021 00:17 / atualizado em 06/10/2021 00:18
 (crédito: Julio Nascimento/PR)
(crédito: Julio Nascimento/PR)

Após propor uma alternativa para diminuir o preço dos combustíveis, e falar que o ICMS é o "primo malvado que provoca aumento em cima de aumento", o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discutiu com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pelo Twitter.

No começo da noite desta terça-feira (5/10), o governador de SP publicou nas redes sociais uma crítica a Lira. “Estão fazendo análise simplória e tentando criar solução populista para resolver o problema do preço dos combustíveis. A culpa da alta de preços não é do ICMS dos estados. O ICMS de SP permanece inalterado há décadas e o preço dos combustíveis continua subindo”, escreveu.

Segundo ele, a "trágica administração econômica e política" do Governo Federal gera desconfiança e instabilidade, colocando o dólar em alta permanente. “A inflação voltou, o dólar disparou e o preço dos alimentos assustou. Não é culpa do ICMS. É culpa da incompetência do Governo Federal, que fala muito e faz pouco”, afirmou.

Em resposta, o Lira disse que a questão não é administração fiscal. “É sensibilidade social. O barril do petróleo custava menos de US$ 30 em maio/2020. Agora, chegou a U$ 82. Ou seja: com a mesma alíquota, os estados estão ganhando mais dinheiro. É matemática pura e simples. A alíquota é a mesma”, respondeu.

Logo depois, o deputado deu razão ao tucano. “Você tem razão. Mas o barril quase triplicou. Em um momento de retomada econômica, todo o incentivo é bem-vindo. Não seria o caso de pensar no cidadão e não nos cofres do Estado?”, questionou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação