Funcionalismo

Delegados da PF aprovam paralisação, renúncias e pedem saída de ministro da Justiça

Categoria está revoltada com a falta de reajuste e de reestruturação da carreira, prometida pelo governo Bolsonaro

Luana Patriolino
postado em 04/05/2022 14:03 / atualizado em 04/05/2022 14:03
 (crédito: Raphael Felice/CB/DA.Press)
(crédito: Raphael Felice/CB/DA.Press)

Indignados com a falta de resposta do governo federal sobre o reajuste e reestruturação da carreira, os policiais federais decidiram, em Assembleia-Geral Extraordinária, aprovar paralisações parciais e progressivas, além da entrega de cargos em todo país. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (4/5), pela Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). A classe também pede a renúncia do ministro da Justiça, Anderson Torres — que é delegado federal.

De acordo com nota da entidade, as paralisações serão definidas em calendário a ser divulgado com demais categorias da Polícia Federal. “Foram aprovadas, ainda, ações de mobilização e conscientização da população durante as atividades administrativas, como controle imigratório, de armas, de produtos químicos e segurança privada, realizadas pela PF”, diz trecho do comunicado.

Os servidores cobram publicamente o presidente Jair Bolsonaro (PL). “A ADPF reforça a gravidade do momento e do posicionamento do presidente da República, que, depois de se comprometer publicamente e já com orçamento reservado para a reestruturação das carreiras, decidiu não honrar com a própria palavra, gerando um clima de revolta e insatisfação generalizada nunca antes visto entre os servidores da PF”, diz o posicionamento.

A ADPF também frisou que o chefe do Executivo usou a bandeira da segurança pública para se eleger. “É importante destacar que a segurança pública foi a maior bandeira de campanha do governo Bolsonaro, e o destacado trabalho das forças de segurança vem sendo utilizado, indevidamente, pelo presidente como instrumento de marketing para a sua reeleição. Os policiais federais merecem respeito. Investir em Segurança Pública é investir em seu principal ativo: o policial”, diz a nota.

No fim do ano passado, o governo anunciou R$ 1,7 bilhão no Orçamento da União, mas, após outras categorias protestarem pelo subsídio, o Executivo recuou e anunciou um reajuste linear (para todas as categorias da União) de 5%. Mesmo assim, para a PF, esse percentual continua inaceitável.

Enquanto a categoria pressiona por um aumento, o governo afirma ainda não ter nenhuma posição sobre o assunto. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse, recentemente, que “nenhuma decisão está tomada” em relação ao reajuste salarial dos funcionários públicos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação