O financiamento de veículos automotivos no Brasil registrou crescimento de 2% em 2025, totalizando 7,3 milhões de unidades financiadas. Os dados, divulgados nesta terça-feira (13/1), são do Sistema Nacional de Gravames, operado pela B3, que reúne informações sobre operações de crédito para compra de veículos. O resultado representa a terceira alta consecutiva e o maior volume anual desde 2011.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O desempenho positivo foi puxado principalmente pelas regiões Nordeste e Norte, que apresentaram aumentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente. Do total de unidades financiadas, 2,6 milhões foram veículos novos, número que representa mais de 50% das vendas desse segmento.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, até novembro de 2025, foram comercializadas 4,6 milhões de unidades novas no país. Já os veículos usados somaram 4,6 milhões de financiamentos, embora não haja dados públicos consolidados sobre o volume total de vendas desse tipo de veículo no ano.
- Leia também: IPCA-15 sobe 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%
A Região Sudeste concentrou a maior parcela dos financiamentos, com 41,9% do total, considerando veículos novos e usados. Em seguida aparecem as regiões Sul, com 20,2%; Nordeste, com 19,5%; Centro-Oeste, com 10,6%; e Norte, com 7,9% das operações registradas em 2025.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Economia Cade investiga Meta por suspeita de abuso em posição dominante
-
Economia Comércio Brasil–Irã chega a US$ 3 bilhões e entra no radar dos EUA
-
Economia Galípolo se une a líderes globais em apoio a Powell após investigação nos EUA
-
Economia Setor de serviços recua em novembro e interrompe sequência positiva
-
Economia Cristo Redentor projeta cores da Caixa nos 165 anos da instituição
-
Economia Teto do INSS tem reajuste de 3,90% a partir de fevereiro
