Sorteio

Copa do Mundo 2022: Bélgica é a cabeça de chave do grupo F; veja rivais

A data de início da 22ª edição do torneio está marcada para 21 de novembro e a mudança para a realização da competição no fim do ano se deve ao forte calor no Catar, país sede do torneio, durante os meses de junho e julho

Marcos Paulo Lima
Danilo Queiroz
Victor Parrini
postado em 01/04/2022 13:53 / atualizado em 12/08/2022 18:18
 (crédito: Lluis Gene/AFP)
(crédito: Lluis Gene/AFP)

Os primeiros passos das seleções em busca do título da Copa do Mundo do Catar estão oficialmente definidos. Na tarde desta sexta-feira (1º/4), em evento realizado em Doha, capital da sede do torneio, a Fifa confirmou o chaveamento dos oito grupos do Mundial de 2022, marcado para ser disputado entre novembro e dezembro. O grupo F da competição terá como cabeça de chave a seleção da Bélgica. O grupo terá, ainda, a Croácia, o Canadá e o Marrocos.

Confira quem é quem no Grupo F

» Bélgica

O tempo está passando, geração…

A geração belga merece como tema musical a canção Tente outra vez, de Raul Seixas. O técnico espanhol Roberto Martínez tem um baita elenco nas mãos, mas não consegue ir além do quase. Eliminou o Brasil nas quartas de final, mas perdeu para a França na semi há quatro anos, na Rússia. Era favorita na Eurocopa, porém caiu nas quartas contra a campeã Itália depois de desbancar Portugal. Em 2014, foi eliminada pela Argentina, no Mané Garrincha, em Brasília, em um duelo duríssimo contra a trupe de Lionel Messi.

A sensação é de que o tempo está passando e o badalado elenco dos irmãos Hazard, do maestro De Brune e do centroavante Romelu Lukaku deve mais que exibições de gala. Está na hora de conquistar um grande título. A última presença em uma final aconteceu na Eurocopa de 1984. Havia uma França, do astro Michel Platini, pelo caminho.

Uma grande seleção começa por um grande goleiro. Courtois é um dos traumas do torcedor brasileiro. Fechou o gol contra a Seleção nas quartas de 2018. O sortido plantel ainda conta com Mertens, Chadli, Carrasco, Witsel e companhia limitada. Um baita material humano.

A campanha nas Eliminatórias teve folga de cinco pontos à frente do segundo colocado, País de Gales (20 x 15). República Tcheca, Estônia e Belarus eram os outros concorrentes. Cobiçado no mercado de clubes, o técnico espanhol Roberto Martínez segue no cargo. Antes do sorteio, perdeu o primeiro lugar no ranking da Fifa para o Brasil, de Tite.

Ficha técnica
Este pode ser o time (4-3-3)

Courtois;
Denayer, Vertonghen e Alderweireld;
Castagne, Witsel, Tielemans e Carrasco;
De Bruyne, Lukaku e Hazard
Técnico: Roberto Martínez (Espanha)

Participações em Copas: 14
Melhor campanha: terceiro lugar (2018)
O cara: Romelu Lukaku (Chelsea), 28 anos

» Canadá

Retorno à Copa do Mundo após 36 anos

O Canadá está de volta a uma Copa do Mundo após longos 36 anos. A última vez que o país disputou o Mundial foi na edição de 1986, no México. Portanto, o otimismo toma conta do elenco canadense a pouco mais de sete meses para bola rolar no Catar.

Presente nas eliminatórias da Concacaf desde a primeira fase, o Canadá se classificou com o status de melhor equipe do continente, superando a dupla México e Estados Unidos. O esquadrão vermelho fechou a fase final da qualificatória com 66,7% de aproveitamento, com oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em 14 partidas.

Se em muitos países os craques costumam jogar do meio para frente, o trunfo vermelho tem a defesa como a principal função. O grande nome da equipe comandada pelo inglês John Herdman é Alphonso Davies, lateral-esquerdo, campeão europeu pelo Bayern de Munique em 2019/2020. O defensor de apenas 21 de idade é um dos pilares da retaguarda canadense, mas também costuma tirar onda de ponta durante as investidas ofensivas. Lá na frente, o atacante Jonathan David é quem comanda o ataque. O camisa 20 é o artilheiro do Lille, da França, com 13 gols na temporada.

Ficha técnica
Este pode ser o time (4-4-2)
Borjan;
Johnston, Miller, Hutchinson e Davies;
Eustáquio, Buchanan, Mark-Anthony Kaye e Jonathan Osorio;
Cyle Larin e Jonathan David.
Técnico: John Herdman (Inglaterra)

Participações em Copas: 2
Melhor campanha: fase de grupos (1986)
O cara: Alphonso Davies (Bayern de Munique), 21 anos

» Marrocos

Consistência é o caminho para a Copa

A segunda participação consecutiva de Marrocos na Copa do Mundo é real. A seleção marroquina se garantiu no Mundial do Catar após golear a República Democrática do Congo por 4 x 1.

Treinada pelo bósnio Vahid Halilhodi, Marrocos chega para a Copa pensando em surpreender. Para isso, conta com uma das estrelas do Paris Saint-Germain. Companheiro de Neymar, Messi e Mbappé, o lateral-direito Achraf Hakimi é o coringa marroquino. Além das características defensivas, Hakimi costuma surpreender com subidas ao ataque.

A classificação maiúscula à Copa do Mundo é reflexo do excelente trabalho feito em campo. A equipe encerrou a campanha das Eliminatórias Africanas sem sofrer uma derrota sequer. O resultado menos expressivo da equipe foi o empate por 1 x 1, no jogo de ida da fase final, contra a República Democrática do Congo. Em oito partidas pelas qualificatórias continental, foram 25 gols marcados e apenas três sofridos.

Ficha técnica
Este pode ser o time (5-3-2)

Yassine Bono;
Hakimi, Masina, Aguerd, Saiss e Jawad El Yamiq;
Amrabat, Ounahi e Amallah;
Tissoudali e Kaabi.
Técnico: Vahid Halilhodi (Bósnia)

Participações em Copas: 6
Melhor campanha: oitavas de final (1986)
O cara: Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain), 23 anos

» Croácia

A melhor da antiga Iugoslávia

Jamais despreze uma ex-república da Iugoslávia. Principalmente se for a Croácia. Terceira colocada em 1998 com a geração de Davor Suker e vice-campeã na edição passada diante da França sob a batuta do melhor jogador do mundo de 2018, Luka Modric, a seleção passou por perrengues neste ciclo, mas não há dúvida de que chegará forte no Qatar.

Luka Modric voltou a jogar o fino da bola com a camisa do Real Madrid. Isso é um forte indicativo de que a Croácia pode contar com ele para tentar o segundo milagre consecutivo. Para isso, o cérebro da equipe conta com os parceiros Perisic (Internazionale) e Pasalic (Atalanta) para voltar a surpreender. A campanha na Euro deixou a torcida desconfiada.

A Croácia avançou em segundo lugar contra Inglaterra, República Tcheca e Escócia. Tinha a vaga nas mãos contra a Espanha nas oitavas de final, mas tomou a virada na prorrogação e amargou enorme frustração. O tombo enorme deixou a seleção ligada nas Eliminatórias. A trupe de Modric passou aperto. Carimbou a vaga com um ponto à frente da Rússia. Eslováquia, Eslovênia, Chipre e Malta serviram como fiéis da balança.

Mantido no cargo depois do sucesso em 2018, o técnico Zlatko Dalic sabe que tem nas mãos um elenco quatro anos mais velho e deu início ao trabalho de renovação. Há novatos na casa dos 24 anos e uma baita promessa de 20, o zagueiro Joko Gvardiol, do Red Bull Leipzig.

Ficha técnica
Este pode ser o time (4-3-3)

Grbic;
Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa;
Brozovic, Modric e Pasalic;
Vlasic, Kramaric e Perisic
Técnico: Zlatko Dalic (Croácia)

Participações em Copas: 6
Melhor campanha: vice-campeã (2018)
O cara: Luka Modric (Real Madrid), 36 anos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação