Em meio ao fogo cruzado do Legião contra o Sobradinho no Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (DF) por suspeita de manipulação de resultados, a última rodada da Série B do Campeonato Candango continua neste sábado com quatro partidas na definição dos últimos três semifinalistas da segunda divisão. O Planaltina é o único assegurado com antecedência ao mata-mata. Seis times disputam as últimas senhas. Neste sábado (28/9), há confrontos diretos por três vagas à próxima fase.
Paralelamente ao desfecho da etapa classificatória, o Legião, quarto colocado no Grupo B, apresentou Medida Cautelar solicitando a investigação de possível manipulação de resultado na competição. O alvo é o Sobradinho. O tricampeão candango acumula pelo menos duas derrotas suspeitas. Perdeu por 10 x 2 na terceira rodada para o Luziânia e por 12 x 0 para o Ceilandense no fim de semana passado.
O TJD-DF indeferiu o documento. O presidente Vinícius Henrique Bernardes dos Santos rejeitou a acusação sob alegação de falta de provas. O Legião solicitava a eliminação do Sobradinho do torneio. Na segunda rodada, o Legião venceu o Leão da Serra por 2 x 0.
A última rodada teve um jogo antecipado em cada grupo envolvendo times eliminadas. As quatro partidas restantes serão disputadas simultaneamente neste sábado.
Grupo A
Brazlândia x Riacho City
Não apenas os três pontos separam ambas equipes. Uma vantagem favorável no saldo de gols (6 x 1) dá uma tranquilidade maior ao Riacho City na visita ao Estádio da Chapadinha. O Brazlândia precisa golear — ou seja, vencer por uma diferença de pelo menos três gols — para superar os rivais do confronto direto e ficar com a segunda vaga do grupo. Uma é do Planaltina.
Grêmio Valparaíso x Planaltina
Empates, em qualquer um dos jogos, ajudam o Planaltina a assegurar o primeiro lugar. A manutenção dos 100% de aproveitamento contra o eliminado Grêmio Valparaíso, no Estádio Luiz Alfredo, no Novo Gama, são os desafios para fechar uma primeira fase perfeita e ter ainda mais favoritismo na luta pelo acesso ao Candangão 2024.
Grupo B
Ceilandense x Canaã
Um ponto à frente e dentro da zona de classificação, o Canaã visita o Dragão no Estádio Serejão, em Taguatinga. Um empate pode eliminar os dois times dependendo da combinação de resultados e, ao mesmo tempo, eliminar, respectivamente, o melhor e o pior ataque na competição: os mandantes marcaram 20 gols em quatro jogos e os visitantes apenas três.
Legião x Luziânia
A diferença de três pontos é clara vantagem para o Luziânia na visita ao Estádio JK, no Paranoá. O empate é suficiente para eliminar os adversários e assegurar a classificação. Outro fator pelo qual o Legião tem vida difícil é o saldo de gols: seis atrás. Portanto há necessidade de golear por quatro gols para garantir o acesso às semifinais sem depender dos outros.
Última rodada
Terça-feira
Aruc 2 x 0 Sesp/Samambaense
Quarta-feira
Sobradinho 0 x 4 Botafogo-DF
Sábado (30/9) — 15h30
Ceilandense x Canaã
Legião x Luziânia
Brazlândia x Riacho City
Grêmio Valparaíso x Planaltina
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br