Na elite por dois anos consecutivos pela primeira vez, o Samambaia terá a missão de surpreender enquanto luta pela permanência na primeira divisão. Ao contrário da equipe 7ª colocada na edição de 2023, o plantel de 2024 chegará repleto de jovens jogadores. Mais precisamente, o de menor média de idade em toda a competição: 23,54 anos, segundo o portal zerozero. Entre os mais novos, destacam-se o atacante Brumes, 21, e o meia Luis, 19.
Houve, porém, um trabalho para nomes mais calejados agregassem experiência na equipe. O zagueiro Gustavo Rambo, com passagem pelo Gama, e o meio-campista Vitor Xavier, ex-atleta de Legião, Sobradinho e também do Periquito, serão as vozes da experiência.
Apesar da jovialidade da equipe, a baixa média etária poderá ser um fator diferencial para a equipe, de acordo com Rambo. “Estamos animados, o sentimento é o melhor possível. A média de idade é bem baixa, mas a vantagem é que não vão faltar pernas. Somado esse fator com o treinador experiente que temos, além da presença de atletas como eu e o Xavier, poderemos desempenhar bem o que temos treinado”, opina.
O papel de liderança dentro da equipe é, para Xavier, uma honra, segundo o próprio. Rodado dentro da capital, o meia acredita que a troca de vivências na mistura entre juventude e experiência renderá frutos a todos. “Falamos com os meninos para levarem essa liderança e experiência que temos para o campo. Como temos mais jogos, mais títulos, podemos agregar com muitas coisas. Mas também é preciso aprender com eles. É um grupo motivado, alegre, esforçado. Vamos em busca do título, esse é o sentimento. Colocamos a meta lá no topo e perseguiremos”, destaca.
No comando técnico, a equipe sofreu uma alteração brusca há poucas semanas do início do Candangão. Gerson Ramos, anunciado em novembro passado, deixou a equipe e deu lugar a Vilson Tadei. Ele chegou à equipe no último domingo (7/1), com apenas sete dias de margem antes da estreia.
Apesar da mudança de direção, o Samambaia não terá o planejamento atrapalhado, muito em decorrência do expressivo currículo do substituto no comando técnico. Com passagens por Brasiliense e Gama, é multicampeão, com conquistas como o tricampeonato do Candangão (dois no alviverde e um no Jacaré) e a Copa Verde de 2021 pelo time amarelo.
O treinador explica que, apesar da chegada abrupta, não terá dificuldades para gerir a equipe durante o campeonato local. “Foi tudo muito rápido, mas com pontos positivos. O bom é que já temos à disposição um plantel fechado, definido. Dentro daquilo que o Samambaia se propõe a jogar, estamos muito bem. É evidente que vamos colocar uma coisinha a mais, mas, principalmente em decorrência de um plantel jovem, a tendência é só evoluir”, explica.
Melhor campanha: 7º lugar (2023)
Técnico: Vilson Tadei
Time base: Murilo; Timm, Pedrão, Felipe Alves e Peixão; Filipe Werley, Dandan, Iago e Glauber; Michael e Giovanny
Destaque: Giovanny
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br