Futebol

Candangão 2025: Capital se apoia em estruturação para chegar ao título

Segundo time com mais contratações na elite para 2025, com 13 chegadas, Coruja chega ainda mais reforçado em nome de vingar campanha vice-campeã em 2024

O meio-campista Rodrigo Alves (D) é uma das armas do treinador Paulinho Kobayashi para o Candangão 2025 -  (crédito: Ueslei Costa / SAF Capital )
x
O meio-campista Rodrigo Alves (D) é uma das armas do treinador Paulinho Kobayashi para o Candangão 2025 - (crédito: Ueslei Costa / SAF Capital )

A chegada do Candangão 2025 pode ser de redenção para o Capital. O novo ano promete projetar os voos mais altos do Coruja. Muitas questões envolvem a chegada do clube para mais uma disputa na elite do quadradinho.

Em 2024, alcançou a decisão. Na primeira fase, foi o primeiro colocado, com apenas uma derrota em nove rodadas. Nas semifinais, vingou-se da eliminação na mesma fase do ano anterior ao derrotar o Brasiliense. Na final, porém, viveu clímax melancólico ao perder, nos pênaltis, para o Ceilândia, após empate em 0 x 0 com bola rolando.

Leia também:

Os passos seguintes, todavia, são trilhados com maestria. Ainda em 2024, anunciou que trocou o modelo de gestão de clube-empresa para Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A mudança possibilitou diversos outros movimentos. O Estádio JK, local onde o tricolor manda partidas, passou por uma série de reformas.

O local virou um complexo esportivo, com a revitalização do estádio e arquibancadas, construção dos campos anexos 2 e 3, e reforma dos banheiros e estacionamento, através do Programa Adote Uma Praça.

O clube ainda inaugurou Centro de Treinamento. Localizada no Setor de Clubes Sul, a área, além de nova base esportiva da equipe, ainda serve como escolinha para jovens alunos matriculados. No fim de dezembro, o clube ainda se tornou no primeiro do Distrito Federal a inaugurar uma loja oficial própria. Por lá, são vendidos diversos produtos do Capital.

O comportamento é o mesmo no âmbito esportivo. O Coruja foi o segundo que mais contratou no quadradinho para o novo ano. São 13 reforços. Entre novas peças mais jovens e outras mais experientes, está o goleiro Vagner, de 35 anos. O ex-Palmeiras chega para disputar posição com Luan. Dono do posto nas últimas duas temporadas, foi ele o eleito como melhor da posição nas edições de 2023 e 2024 do Candangão.

Para ele, a disputa com o colega de posição é um privilégio. “A preparação está sendo uma das melhores possíveis. Esperamos fazer um grande ano, e temos tudo para que isso se torne realidade. A disputa por posição é muito saudável, nós respeitamos o espaço um do outro. Ele é um cara sensacional, e sempre tentamos fazer o melhor possível, principalmente para o capital”, explicita.

Prestes a iniciar a segunda temporada no DF, mas a primeira com calendário cheio, o treinador Paulinho Kobayashi é outro a relatar uma boa preparação para o campeonato. Foi justamente em decorrência da abundância de jogadores contratados que os trabalhos se iniciaram tão cedo. O time foi o segundo a iniciar os trabalhos, em 19 de novembro. O Brasiliense, em outubro, foi o primeiro.

“Era normal que o início fosse mais pegado, pois são muitos jogadores novos, e é preciso conhecer os atletas, e que eles conheçam nosso estilo de jogo. É ótimo que eles já tenham certo conhecimento sobre o estilo de jogo um do outro, e depois vem a parte tática, em que estamos trabalhando bastante”, contou.

“Os fortes investimentos feitos em Brasília são ótimos para a competição. Enquanto os clubes tiverem esse investimento, o campeonato crescerá. Ajuda muito para elevar o nível, e quem ganha com isso é, principalmente, o torcedor. E ver, além disso, como o Capital investe. Isso nos dá uma motivação maior”, acrescentou.

Melhor campanha: vice-campeão (2024)

Técnico: Paulinho Kobayashi

Destaque: Wallace Pernambucano, atacante

Correio sincerão: Briga pelo título

Agenda de jogos:

1ª rodada: Capital x Ceilandense - 19/1, às 15h30
2ª rodada: Samambaia x Capital - 26/1, às 15h30
3ª rodada: Capital x Real Brasília - 29/1, às 19h30
4ª rodada: Sobradinho x Capital - 1º/2, às 16h
5ª rodada: Capital x Legião - 8/2, às 19h30
6ª rodada: Capital x Brasiliense - 12/2, às 19h30
7ª rodada: Paranoá x Capital - 16/2, às 15h
8ª rodada: Capital x Ceilândia - 22/2, às 19h30
9ª rodada: Gama x Capital - 8/3, às 16h

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Gabriel Botelho*
postado em 17/01/2025 04:00