
O experiente piloto espanhol da Aston Martin, Fernando Alonso, de 44 anos, rasgou elogios ao brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, após a disputa do GP de Hungaroring, na Hungria, na manhã deste domingo (3/8). Sexto colocado na corrida, o paulista obteve o melhor resultado da carreira na Fórmula 1.
Mentor de Gabriel e adversário nas pistas, Alonso finalizou a disputa logo à frente do colega, com a quinta posição. Na pista húngara, inclusive, lutou por posições com o novato.
Depois da prova, em entrevista ao DAZN da Espanha, elencou Bortoleto, assim como já havia feito anteriormente, como o melhor calouro da categoria no ano vigente. Além disso, afirmou que o brasileiro teria mais reconhecimento na mídia internacional se fosse, por exemplo, nascido na Inglaterra.
"Ele acelera sempre, não comete erros e está sempre te pressionando. Ele é o melhor novato dessa geração, demonstrou no ano passado (na Fórmula 2) com carros iguais. Se fosse inglês ou algo assim e chegasse em sexto com uma Sauber, seria a capa de todos os jornais amanhã. É uma coisa excepcional o que ele faz, eu espero que todas as pessoas o vejam", afirmou ele.
Veja:
"BORTOLETO É O MELHOR NOVATO DESSA GERAÇÃO"
"Eu acredito que se fosse inglês ou algo assim, no P6 com uma Sauber, seria primeira página em todos os jornais amanhã..."
HABLA MESMO DON FERNANDO????pic.twitter.com/w8U1n3x0Oy— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) August 3, 2025
Bortoleto largou na sétima posição. Alonso, enquanto isso, partiu da quinta colocação. Com acertos nas respectivas estratégias de prova, ambos mantiveram as posições até o fim, ainda que tenham, disputado pelo quinto posto entre si.
Com o resultado conquistado, o brasileiro subiu para o 17º lugar no campeonato de condutores, com 14 pontos. O piloto de 20 anos, além disso, repetiu o feito de Felipe Massa. O ex-Ferrari havia sido o último brasileiro a chegar nesta posição em um GP da Fórmula 1. Pela Williams, Massa conseguiu o feito no Bahrein, em 2017.
- Leia também: Rafael Câmara chega em 8º na corrida sprint do GP da Hungria e se aproxima do título da F-3
Fernando Alonso é responsável por administrar a carreira de Gabriel desde 2022. À época, o brasileiro não havia nem chegado à Fórmula 3. O espanhol é dono da A14 Management, encarregada de gerir as caminhadas de diversos jovens condutores.
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes