Campeonato Mundial

Seleção masculina de vôlei vence República Tcheca e avança às oitavas

Brasil avança por antecipação e decidirá o primeiro lugar do Grupo H contra a Sérvia neste quarta-feira, novamente às 23h (de Brasília). Alan lidera triunfo com 12 pontos, dois a menos do que Vasinas

O Brasil venceu a República Tcheca no início da madrugada desta quarta-feira na segunda exibição no Campeonato Mundial de vôlei no SM Mall of Asia Arena, em Pasay, na grande Manila, nas Filipinas. Depois de passar pela China por 3 sets a 1 na estreia, o time liderado por Bernardinho superou a República Tcheca por 3 sets a 0 pela segunda rodada do Grupo H e está classificado para as oitavas de final com uma rodada de antecipação. As parciais foram de 25/11, 25/22 e 25/18 em em 1h21 de jogo. A Seleção encerrará a participação nessa etapa na quarta-feira contra a Sérvia, às 23h (de Brasília).

Alan foi o maior pontuador do Brasil com 12. Arthur colaborou com 10. Judson e Lucarelli anotaram nove cada um. Nenhum deles superou Vasina, protagonista de 14 bolas no chão pela República Tcheca. 

Pelo regulamento, as duas melhores seleções de cada chave avançam à etapa eliminatória. O duelo com a Sérvia decidirá a primeira posição. Tricampeão em 2002, 2006 e 2010, o Brasil tenta encerrar o jejum de 15 anos sem título. Nesse período, a Seleção amargou dois vices contra a Polônia nas versões de 2014 e de 2018, e o terceiro lugar na edição de 2022.

Nesta terça-feira, o Brasil se impôs no primeiro set com três pontos de saque, quatro bloqueios, três deles do central Flavio, e aproveitou-se de 10 erros da desconcentrada República Tcheca para derrotar o adversário por 25/11 rapidamente, em 30 minutos.

A República Tcheca mudou a postura no segundo set. Ao contrário da etapa inicial, obrigou o Brasil a disputar a parcial ponto a ponto. Houve um momento de tensão quando o central Flavio caiu próximo da cadeira do árbitro. Não passou de um susto e ele retornou ao jogo. Sem estresse, o Brasil voltou a se impor na reta final do set e fechou em 25/22.

O Brasil voltou a expor a fragilidade da República Tcheca no terceiro set. Aparentemente cansada depois do esforço na segunda parcial, a seleção do Leste Europeu não acompanhou o ritmo verde-amarelo e viu o placar se dilatar. A Seleção chegou a abrir 17 x 12 e administrou o resultado até encerrar o jogo com 25/18.

Mais Lidas